Já começou a contagem decrescente para a estreia da 5ª temporada de “The Crown”, que chega à Netflix a 9 de Novembro. À medida que a curiosidade começa a aumentar para ver no ecrã as novas caras que darão vida à família real britânica durante a década de 1990, a plataforma de streaming ajuda a aliviar o entusiasmo com a revelação de novas imagens do mais recente elenco.
Charles, Diana, William, Harry, a rainha, Philip, a princesa Anne, Camilla Parker Bowles, a princesa Margaret e o primeiro-ministro John Major são os protagonistas desta selecção de fotografias disponibilizadas pela Netflix e que deixam antever aquilo que os espectadores podem esperar.
Imelda Staunton e Jonathan Pryce como rainha Elizabeth II e príncipe Philip
Olivia Colman e Tobias Menzies são substituídos, respectivamente, por Imelda Staunton e Jonathan Pryce nos papéis de rainha e príncipe consorte na nova temporada de “The Crown”. Citado pelo Tudum da Netflix, o actor que agora calça os sapatos de Philip e que os fãs da série podem reconhecer de “Game of Thrones” salienta que aquilo que mais o desafiou ao interpretar este papel foi descobrir o homem que está por trás da figura pública que todos conhecem. «Olhar para aquilo que rodeia Philip e descobrir o que o tornou o homem que era é o que realmente me interessa. Prefiro descobrir a sua vida emocional. É isso que é “The Crown”.»
Dominc West e Elizabeth Debicki no papel de Charles e Diana
De forma semelhante a Jonathan Pryce, também Dominc West olha para “The Crown” como uma forma de imaginar o que acontece nos bastidores da família real ao invés de recriar a realidade.
«A série é uma evocação de uma personagem. É aí que a série vive: nas conversas imaginadas das suas vidas privadas, o que é algo que ninguém sabe. Acho que é por isso que é tão criticada. Como podem saber o que falam em privado? A resposta é: não sabemos, mas temos um guionista incrível, um dramaturgo, que imagina com base em pesquisas exaustivas, e isso é parte da fascinação da série.»
Já Elizabeth Debicki, que interpretará uma Diana que se apercebe da ruptura do seu casamento e daquilo que tinha idealizado para a sua vida, salienta que a nova temporada de “The Crown” será a mais visual de sempre. Isto deve-se ao facto de nos anos 90 os acontecimentos relacionados com a família real começarem a ser muito mais filmados do que anteriormente.
«Foi o nascimento dos ciclos de 24 horas das notícias, portanto há uma quantidade inacreditável de conteúdo ao qual temos acesso. A Diana foi a pessoa mais fotografada do mundo naquela altura. Enquanto actriz, abre-se esta porta e um tsunami de informação vem na nossa direcção. Eu nadei voluntariamente nele», diz Elizabeth Debicki.
Olivia Williams como Camilla Parker Bowles
Olivia Williams é a nova cara de Camilla Parker Bowles na 5ª temporada de “The Crown”, depois de Emerald Fennell ter interpretado a personagem nas duas temporadas anteriores. A actriz refere que aquilo que mais quer mostrar com a sua prestação é a forma como, possivelmente, Camilla e Charles lidaram com momentos avassaladores através do seu sentido de humor.
Lesley Manville no papel de princesa Margaret
A única irmã da rainha Elizabeth é interpretada nesta temporada pela actriz Lesley Manville, que teve quase dois anos para se preparar para o papel. «Tive muitos documentários para ver, muita coisa para ler, até que os guiões chegaram. Todos os livros que li têm as diferentes versões das pessoas que os escreveram. Portanto, foi necessário deixar isso de lado e trabalhar com o que está escrito no guião», afirma a actriz.
Claudia Harrison como princesa Anne
Erin Doherty dá o lugar a Claudia Harrison no papel de princesa Anne, a única filha da rainha Elizabeth. Para a actriz, a princesa é uma personagem extraordinária que admira tanto dentro como fora do ecrã, «Ela não está lá para fazer as pessoas sentirem-se melhor consigo próprias. É soberba no seu trabalho e uma feminista como deve ser. É alguém que podemos realmente admirar.»
John Lee Miller no papel do primeiro-ministro John Major
O que seria uma temporada de “The Crown” sem um primeiro-ministro? John Lee Miller é John Major, que governou o país entre 1990 e 1997, sucedendo à Margaret Thatcher de Gillian Anderson. «Acho que o John Lee Miller no papel de John Major é um triunfo absoluto e uma grande surpresa», afirma Peter Morgan, criador da série.