“Abandonados” chega hoje à RTP para contar a história desconhecida de um herói português

Marco Delgado é o protagonista da série histórica decorrida durante a Segunda Guerra Mundial em Timor-Leste.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:3 mins leitura
You are currently viewing “Abandonados” chega hoje à RTP para contar a história desconhecida de um herói português
RTP

“Abandonados” é a mais recente aposta ficcional da RTP que chega hoje ao horário nobre do canal público português. Realizada por Francisco Manso e com Marco Delgado no papel principal, a série vai contar a história do herói desconhecido Tenente Pires.

Os espectadores vão viajar até à Segunda Guerra Mundial, e acompanhar a união de portugueses, australianos e timorenses para tentar salvar estes últimos da invasão japonesa. José Fragoso, director de Programas da RTP, salienta na apresentação de “Abandonados” que «o que vamos ver na ficção está muito próximo do que aconteceu realmente», devido ao «rigor muito grande» com que Francisco Manso trabalhou o produto.

Gravada na Madeira, onde as geografias são muito semelhantes às de Timor-Leste, “Abandonados” promete dar a conhecer mais uma fatia de acontecimentos dos quais Portugal fez parte e que, provavelmente, poucos conhecerão. Ao longo de sete episódios, os espectadores vão acompanhar um conjunto de personagens pelos meandros da guerra, da amizade, da sobrevivência e da humanidade.

«Estas histórias têm de se contar por uma razão: não podemos ser enganados e enganar os outros como se nada se tivesse passado em Portugal. Fico contente que a RTP aposte seriamente neste tipo de séries. E que o faça com rigor», afirma o realizador, em entrevista ao TV Contraluz.

A par de Marco Delgado, o elenco conta com um vasto número de actores portugueses e de outras nacionalidades como Joaquim Nicolau, Luís Esparteiro, Filipe Crawford, Maya Booth, Mauro Hermínio, Paulo Calatré, Chico Díaz, Luís Nascimento ou Elmano Sancho. Soraia Tavares compõe também o leque de actores, dando vida a Maria de Lurdes, uma timorense casada com o Cabo Brandão, interpretado por António Pedro Cerdeira.

«A história é verídica. Tentei pesquisar, mas não há muitos relatos daquela altura», salienta a actriz, em entrevista ao TV Contraluz, revelando que procurou fazer transparecer uma jovem mulher de 27 anos «mais madura, mais senhorinha», já que as circunstâncias de vida a isso a teriam obrigado. O sotaque foi outra das características que trabalhou para dar vida à personagem timorense. «Sendo cabo-verdiana, consigo distinguir os sotaques muito bem. Quero que os timorenses vejam isto e não se sintam desrespeitados de alguma forma. Quis fazer esse trabalho e como também tinha poucas cenas poderia ir mesmo a fundo.»

Francisco Froes é outro dos nomes de “Abandonados”, que interpreta o Tenente Dexter, um militar australiano que fez parte das guerrilhas em Timor. Uma vez que todas as personagens falam uma versão de português para facilitar o entendimento e «não encher a série de legendas», segundo explica o realizador, também Francisco Froes teve de trabalhar no sotaque que um australiano teria ao falar português. A solução que encontrou foi pedir a amigos deste país que lhe lessem as falas e, garante, não é fácil fazer um sotaque anglo-saxónico.

A poucas horas de chegar aos pequenos ecrãs através da RTP, “Abandonados”, que também vai ser transmitida em Timor-Leste, será um «melting pot» daquilo que a vida nos ensina, «especialmente em situações de guerra, que transforma os homens em monstros», afirma Francisco Manso.

1 / 9
Da esquerda para a direita: Maya Booth, Marco Delgado, Francisco Manso, Soraia Tavares e Chico Díaz na apresentação da série | PEDRO PINA/RTP
2 / 9
Francisco Manso na apresentação da série | PEDRO PINA/RTP
3 / 9
Francisco Manso e José Fragoso | PEDRO PINA/RTP
4 / 9
Maya Booth e Marco Delgado na apresentação de
5 / 9
Soraia Tavares | PEDRO PINA/RTP
6 / 9
Francisco Froes na apresentação de
7 / 9
RTP
8 / 9
RTP
9 / 9
RTP