Spring It Con chega à Expoeste em Julho com «convidados para todos os gostos»

«Há convidados para todos os gostos. Há de certeza qualquer coisa que vai valer muito a pena ver», afirma Andreia Marques, uma das responsáveis pela organização da Spring It.

You are currently viewing Spring It Con chega à Expoeste em Julho com «convidados para todos os gostos»
UNIVERSO 42

É a vez de a zona Oeste ganhar destaque no que toca às convenções de cultura pop: dá pelo nome de Spring It Con e chega às Caldas da Rainha com um cartaz para agradar a todos os fãs deste universo. De convidados de cinema, a gaming e cosplay, a Spring It Con traz de tudo um pouco, incluído também workshops práticos. “De fãs para fãs” é o lema que se associa à convenção que promete trazer conteúdo diferenciado e variado.

Mas afinal, como tudo começou? A Spring It Con tem o seu primeiro evento em 2016, no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Numa 1ª edição apenas utilizando o ginásio do campus da universidade, depressa conquistou mais espaço para as suas 2ª e 3ª edições, onde também o número de convidados internacionais foi crescendo.

Com o feedback dos visitantes, e, segundo conta em entrevista ao TV Contraluz Gonçalo Ribeiro – um dos responsáveis pela Spring IT -, surge a necessidade de criar a Universo 42, que se dedica ao mundo da cultura pop como um todo. Para além da convenção Spring It, a associação promove também outros eventos relacionados com a paixão por este universo.

As palavras são de Andreia Marques, outra das mentes por detrás da Spring It Con e da Universo 42, que afirma que «era preciso crescer». Assim, e para a sua 4ª edição, que decorre em Julho de 2023, a convenção muda-se para a Expoeste, nas Caldas da Rainha, onde conta com 9,000m2 de espaço e onde esperam ter uma média de 6.000 pessoas por dia.

O que esperar da Spring It?

Desde cosplayers internacionais, a convidados de banda desenhada e literatura ou convidados de cinema e TV, a Spring It Con propõe-se a oferecer de tudo um pouco. Segundo as palavras da própria organização, a Spring It Con tem o objectivo de ser “uma convenção de âmbito nacional e internacional focando-se no maior número de aspectos da cultura pop, sejam eles banda desenhada, filmes, animação, jogos de tabuleiro, cosplay, jogos digitais, wrestling, etc.”.  Para conseguir entregar ao público o dinamismo que a convenção exige, irão contar com programas como “Twisted Toonz”, concurso de cosplay, concurso de skits, espectáculos de wrestling, torneios de “Magic The Gathering” ou “Pokemon Standard”, entre outros.

Em relação aos convidados de cinema e TV, a convenção vai contar com nomes como Nolan North, Maurice Lamarche, Rob Paulsen, Nicole Grieco, David Hayter, Nelson Raposo, o recentemente anunciado Sérgio Calvinho e ainda mais nomes por revelar. De acordo com Gonçalo Ribeiro, «faltam anunciar três convidados de Cinema e TV», o que significa que o programa ainda não está fechado.

Alguns destes convidados, de acordo com a organização, irão estar disponíveis durante o fim-de-semana para fazer workshops com os visitantes. É Gonçalo Ribeiro que refere que este é um dos grandes diferenciadores da convenção, uma vez que serão «workshops prácticos em que as pessoas vão efectivamente poder mexer nas coisas e fazer as coisas». Outro dos diferenciadores importantes que menciona é «o contacto próximo [do público] com os convidados».

Numa aproximação à metodologia aplicada em convenções internacionais, os convidados de cinema e TV estarão disponíveis durante o dia todo para que o público possa pedir autógrafos, fotografias ou apenas uma conversa a qualquer hora do dia – salvo momentos em que estarão a protagonizar painéis, workshops ou em pausas programadas. «Os convidados são para estar com o público e interagir com o público», refere Andreia Marques. «É isso que eles gostam e é isso que eles preferem.»

David Hayter convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
David Hayter convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nicole Grieco convidada Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nicole Grieco convidada Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nolan North convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nolan North convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nelson Raposo convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Nelson Raposo convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Maurice Lamarche convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Maurice Lamarche convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Sérgio Calvinho convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Sérgio Calvinho convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Rob Paulsen convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
Rob Paulsen convidado Cinema e TV da Spring It Con 2023
David_Hayter_DR
Nicole_Grieco_DR
Nolan_North_GAGESKIDMORE
Nelson_Raposo_DR
Maurice_LaMarche
Sérgio_Calvinho_DR
Rob_Paulsen_DR
previous arrow
next arrow
 

A ideia, o espaço, o futuro

Para além de considerarem importante garantir diversidade no conteúdo que apresentam, um dos grandes lemas que guia Gonçalo Ribeiro, Andreia Marques e a restante organização da Spring It Con é a intenção de criar um espaço onde os visitantes possam sentir-se confortáveis.

«Não queremos fazer uma convenção onde as pessoas andem como sardinhas em lata», adianta Gonçalo. «Queremos que as pessoas se sintam bem, possam ver as coisas e possam efectivamente desfrutar da convenção e estejam confortáveis a circular [no espaço]». De acordo com ambos, toda a organização é composta por fãs, que frequentam convenções e que, ao longo dos anos, foi coleccionando ideias do que gostaria de ver num evento destes. «Tudo foi pensado numa óptica de ‘quando eu vou a uma convenção, o que é que quero ver e de que é que me queixo?’», finaliza Gonçalo Ribeiro.

Assim, durante a Spring It Con, os visitantes terão visibilidade de áreas dedicadas a cosplay, videojogos, wrestling, jogos de tabuleiro, cinema, workshops, banda desenhada e literatura, lojas de merchandise, pequenos artistas, tudo devidamente segmentado. A ideia é permitir a fácil deslocação, mas também uma imediata visualização de todo o conteúdo que o espaço terá para oferecer.

Um dos pormenores que Gonçalo Ribeiro e Andreia Marques também consideram relevante passa por um momento que apelidam de “Como não fazer uma convenção”, onde irão permitir aos visitantes informar a organização sobre tudo o que não correu bem. «A organização está para ouvir o que o público tem para dizer sobre o que correu mal, o que é que falhou», refere Andreia Marques. «E nós, na edição seguinte e dentro do possível, corrigiremos o que nos for pedido.»

Para o futuro, os planos da Universo 42 passam por mais do que a Spring It Con. Apesar de confirmarem que o evento que se realizará nas Caldas da Rainha terá continuação, há mais projectos onde querem apostar no que toca a este mundo da cultura pop. Um desses exemplos foi o recém-organizado Geek Market, em Lisboa, que contou com a presença de várias lojas de merchandise dedicadas a este universo.

Os bilhetes já estão disponíveis para venda na bilheteira online BOL, a quem a organização se associou, bem como autógrafos e fotografias cujo preço está anunciado devidamente na página da convenção.

A Spring It Con irá acontecer nos dias 15 e 16 de Julho na Expoeste, na cidade de Caldas da Rainha, e as portas do evento deverão abrir às 9h.