Se o mundo do crime é algo que te fascina, a série documental “Web of Death” é feita a pensar precisamente em ti. Disponível em Portugal através do Disney+, esta aposta leva os espectadores em seis viagens diferentes por histórias de homicídios e desaparecimentos que há muito se pensavam enterradas. Porém, e graças ao avançar da tecnologia, os internautas tomaram como sua a missão de missão de dar um desfecho aos crimes.
Nesta docuseries, os sonhos de muitos aficcionados pelo lado mais sombrio do ser humano torna-se realidade: ajudarem a resolver realmente um crime. De variadas formas, a produção entra por casos que se pensavam arrumados e mostra como um conjunto de participantes em fóruns, blogues, podcasts e organizações sem fins lucrativos tem o poder de influenciar decisões judiciais e reconfortar famílias que nunca pensaram ver um desfecho para a desgraça que um dia lhes bateu à porta.
Como não será difícil adivinhar, estes casos têm como cenário o território norte-americano e embora possa ser difícil, por vezes, entender como determinadas situações chegam a ocorrer, a verdade é que o lado emocional das histórias é impossível de ignorar. Ao longo dos minutos é-nos apresentado o crime, os suspeitos, possíveis motivos, enquadramento familiar, tal como se também nós, deste lado do ecrã, estivéssemos responsáveis por encontrar o culpado. Quando os últimos minutos chegam sentimo-nos parte daquela narrativa.
Sem entrar demasiado no lado macabro dos crimes ou no sofrimento das vítimas, “Web of Death” oferece uma perspectiva diferente ao género televisivo do true crime, onde os protagonistas passam a ser pessoas comuns que recorrem à internet para encontrar respostas que, de outra forma, dificilmente veriam a luz do dia.