Cozinhar pode não ser a tarefa preferida de todas as pessoas, mas existem alguns truques que podem ajudar a transformar o tempo de volta do fogão num dos momentos mais divertidos do dia. Há quem se refugie em música e podcasts, quem aproveite para colocar a conversa em dia e ligar a um amigo e quem – como nós – prefere ligar a televisão.
Mas, atenção, nem todos os programas são boa companhia para cozinhar. As séries são, naturalmente, uma opção que nos agrada particularmente, mas mesmo neste universo há que saber escolher as histórias e personagens que nos vão acompanhar enquanto cortamos legumes em juliana ou preparamos o típico refogado (estrugido para quem nos lê mais a Norte).
A nossa aposta? Séries leves e divertidas, que nos façam rir entre pitadas de sal e pimenta. Se a ideia é tornar esta actividade mais descontraída, então o melhor será escolher séries que exalem boa disposição. Dica extra: uma cerveja ou um copo de vinho também podem ajudar.
Séries para acompanhar receitas mais curtas
Se o objectivo é ver apenas um episódio de uma série enquanto preparamos, por exemplo, um belo prato de Carbonara (sem partir o esparguete, por favor – tópico muito sensível), sugerimos:
Já com 13 temporadas, “Bob’s Burgers” pode ser a série perfeita para vermos enquanto cozinhamos. Além de cada episódio ter cerca de 20 minutos, coloca-nos no mesmo ambiente de cozinha – ainda que as aventuras da família Belcher possam muitas vezes ir além da hamburgueria que gerem.
Jane Fonda e Lily Tomlin são, respectivamente, Grace e Frankie neste original da Netflix que coloca em destaque uma geração habitualmente mais esquecida no mundo das séries. Especialmente, no campo do humor. Mas as vidas – voltas e reviravoltas – destas duas mulheres acompanham na perfeição um fim de dia entre os tachos.
- “Derry Girls” (Netflix)
Início dos anos 90, conflitos na Irlanda do Norte, adolescência. Estes são os ingredientes principais para “Derry Girls”, série que estreou no Channel 4, no Reino Unido, em Janeiro de 2018 e que agora podemos ver na Netflix. Isto se quisermos saber como é crescer num colégio católico enquanto do outro lado dos muros mais de 3500 pessoas morrem. O melhor? Sempre com humor.
- “Friends – The Office – Community – Parks and Recreation – Seinfeld” (FOX Comedy, Netflix e HBO Max)
Aqui está um quinteto que acabámos de inventar, mas cuja razão de criação não deverá ser difícil de desvendar. Para grande parte dos apreciadores de sitcoms, serão séries que nos são familiares, provavelmente já vimos e revimos e, por isso, podemos usar quase como barulho de fundo para quando estamos a cozinhar. São reconfortantes e, além disso, não há mal se falharmos uma fala ou outra enquanto lavamos as mãos ou usamos a varinha mágica.
E para receitas mais longas, não vai nada, nada, nada?
Se o tempo passado na cozinha ultrapassar os 20 a 30 minutos, temos duas opções: ver mais do que um episódio ou escolher uma série mais demorada. Se não nos deixarmos levar logo pela primeira possibilidade, deixamos uma sugestão:
- “GLOW” (Netflix)
Infelizmente apenas com três temporadas, “GLOW” conta a história de uma equipa de lutadoras de wrestling. Da mesma equipa de “Orange Is The New Black”, esta série transporta-nos para os anos 80 e mostra como um grupo de mulheres que, à primeira vista teriam muito pouco em comum, consegue criar um verdadeiro sucesso de popularidade.