Dia Internacional do Bombeiro: 5 personagens de séries que nos fazem sonhar com o quartel

Já agora - e para podermos dizer que também aprendemos alguma coisa com este artigo -, o Dia Internacional dos Bombeiros celebra-se em memória de um trágico acidente ocorrido em 1998.

  • Post author:Avatar photoFilipa Almeida
  • Reading time:5 mins leitura
You are currently viewing Dia Internacional do Bombeiro: 5 personagens de séries que nos fazem sonhar com o quartel
DISNEY+

Todos os dias é dia de alguma coisa. A título de exemplo, a 23 de Janeiro celebra-se o Dia da Escrita à Mão, ao passo que 17 de Julho é considerado o Dia Mundial do Emoji. Hoje? Hoje, 4 de Maio, é Dia Internacional do Bombeiro e não podíamos deixar passar a data em branco.

O mesmo é dizer que embarcámos na árdua tarefa de vasculhar pelas grelhas de programação e encontrar alguns dos bombeiros mais sexy, perdão, corajosos da televisão. Em jeito de homenagem a estes heróis, recordamos e sublinhamos as personagens que nos prendem ao ecrã e que nos fazem acreditar que vai correr tudo bem.

Matthew Casey – “Chicago Fire” (AXN)

Da NBC, chega-nos “Chicago Fire” e Matthew Casey – Matt, para os amigos. Interpretado por Jesse Spencer (que também conhecemos de “Dr. House”, por exemplo), este capitão já deixou entretanto o quartel de Chicago, mas numa entrevista recente ao NBC Insider deixou a porta aberta ao seu regresso. Can we have an “amen”?

bombeiros

Eddie Diaz – “9-1-1” (FOX)

A personagem a que Ryan Guzman dá vida em “9-1-1” não é apenas um bombeiro. É também paramédico e isso faz com que Eddie Diaz ganhe ainda mais espaço no nosso coração. Para quem ainda não teve oportunidade de ver esta série, avisamos que Eddie aparece pela primeira vez no primeiro episódio da segunda temporada.

Robert Sullivan – “Station 19” (FOX)

Do universo de “Grey’s Anatomy”, chega-nos Robert Sullivan, o capitão de “Station 19”. Interpretado por Boris Kodjoe, este bombeiro apresenta-nos um clássico deste tipo de séries mais focadas no lado emocional: um triângulo amoroso. Suficiente para despertar a curiosidade?

Tyler Kennedy Strand/TK – “9-1-1 – Lone Star” (FOX)

Seguimos para mais um bombeiro que também tem formação como paramédico. Neste caso, trata-se de Tyler Kennedy, ou TK como é mais conhecido, a quem o actor Ronen Rubinstein dá corpo. Filho do capitão do quartel em Austin, chega directamente de Nova Iorque e tem de lidar com um passado difícil. E mais não dizemos.

Bobby Caffey – “Third Watch” (Prime Video)

Olá, Bobby! Curiosamente, neste caso, Bobby é o primeiro nome tanto da personagem (Bobby Caffey) como do actor que a interpreta (Bobby Carnavale). Bem conhecido pelas suas participações em “Will & Grace” ou “Vynil”, aqui temos uma boa desculpa para o ver de uniforme.

Já agora – e para podermos dizer que também aprendemos alguma coisa com este artigo -, o Dia Internacional dos Bombeiros celebra-se em memória de um trágico acidente ocorrido a 2 de Dezembro de 1998, quando cinco bombeiros morreram na Austrália a combater as chamas de um incêndio na zona de Linton.

Perante a tragédia, pessoas de várias pontos da Austrália escreveram cartas com mensagens de apoio e de agradecimento, levando a bombeira JJ Edmondson a tomar uma decisão: no ano seguinte, em 1999, organizaria um movimento que prestasse homenagem à profissão e que evidenciasse o respeito que merece.

Mas porquê 4 de Maio? Segundo a organização International Firefighters’ Day, este dia está associado a São Floriano, considerado o santo padroeiro dos bombeiros. Reza a história que Floriano foi o primeiro comandante de bombeiros de sempre, tendo liderado um esquadrão no antigo Império Romano.