“Lúcia, A Guardiã do Segredo” estreia hoje na OPTO

Música original de Rodrigo Leão é um dos trunfos da nova mini-série da OPTO.

  • Post author:Avatar photoFilipa Almeida
  • Reading time:3 mins leitura
You are currently viewing “Lúcia, A Guardiã do Segredo” estreia hoje na OPTO
''Lúcia, A Guardiã do Segredo'' | OPTP

13 de Maio é o dia eleito pela OPTO para apresentar aos espectadores mais uma produção nacional. E a data não foi escolhida ao acaso. É que “Lúcia: A Guardiã do Segredo” é uma mini-série de três episódios dedicada à vida de Lúcia dos Santos, a menina que com apenas 10 anos vive, juntamente com os primos Francisco e Jacinta, uma experiência mística que viria a ser conhecida como Aparições de Fátima. E já que 13 de Maio é Dia de Nossa Senhora de Fátima, não haveria melhor ocasião para esta estreia.

Segundo a OPTO, trata-se de uma co-produção com a Coral e que conta ainda com música original de Rodrigo Leão. No elenco, encontramos Márcia Breia, Rita Rocha Silva e Laura Seiça, que interpretam Lúcia dos Santos ao longo da vida (aos 82, 18 e 10 anos, respectivamente).

Sobre a narrativa, a plataforma de streaming da SIC revela que a mini-série “interpola a acção entre o início do Século XX e a década de 80, permitindo recuperar todo o trajecto da menina por detrás da figura religiosa”. Lúcia foi “detida, submetida a cruéis interrogatórios, separada da família, impedida de estudar e cerceada do direito à própria identidade”. Tudo porque garante ter visto Nossa Senhora, em 1917, enquanto pastoreava na companhia dos primos – também eles crianças.

Mas Lúcia destaca-se por ter sido a única a falar com a Virgem, de acordo com os relatos. É, por isso, a “Guardiã do Segredo” e a personagem principal da série que estreia hoje.

A Lúcia junta-se ainda Madalena Albuquerque (interpretada por Madalena Almeida), uma jovem que cruza com a vidente de Fátima e que, de acordo com a OPTO, é um “espelho invertido de Lúcia”. Quer isto dizer que se trata de uma rapariga proveniente de uma família abastada e que teve a oportunidade de estudar medicina e fazer as suas próprias escolhas.

Mas – e há sempre um mas -, “aos 22 anos, apaixona-se por Francisco e vê a sua liberdade roubada pelo pai, Eduardo, um homem extremamente conservador e autoritário que não aceita a relação amorosa da única filha com um rapaz abaixo da sua condição social”.

É destes dois universos que se faz “Lúcia, a Guardiã do Segredo”, mini-série que terá um novo episódio a cada sexta-feira. Vê aqui o trailer deste projecto:

1 / 7
2 / 7
3 / 7
4 / 7
5 / 7
6 / 7
7 / 7