O papel do Caracterizador no cinema

Temos de estar atentos ao monitor para que tudo o que idealizámos seja realmente o que se vai filmar, às mudanças de caracterização que muitas vezes se fazem ao longo do dia e ao raccord gerado por cada cena.

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Rita Sousa - Make-up artist, caracterizadora e visagista em televisão, cinema e publicidade.

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Rita Sousa

Atrás de cada Plano há um trabalho enorme de construção de personagens que, por vezes, não imaginamos. A maquilhagem e a caracterização desempenham um papel fundamental na formação das personagens e na criação das histórias. A maquilhagem no cinema é usada para realçar características faciais, já a caracterização é um processo mais abrangente, criando cicatrizes, envelhecendo ou rejuvenescendo personagens, dando-lhes características específicas que envolvem não apenas a maquilhagem, mas a confecção e a colocação de próteses, tatuagens, postiços, dentes falsos, etc.

Este Departamento desempenha um papel crucial na construção da identidade visual de uma personagem, permitindo que os actores sofram uma metamorfose e se aproximem da essência da pessoa que estão a representar. Através da caracterização podemos criar personagens memoráveis que podem vir a tornar-se essenciais para o sucesso de um filme.

A par do desenvolvimento do guião, começamos por estudar as personagens, as suas complexidades e características, relacionamentos entre si e o contexto espacial em que se inserem. Partindo das questões básicas sobre quem é a personagem e o que pretendemos expressar através da sua imagem, e usando os princípios do visagismo aliados a técnicas básicas de caracterização, chegamos à identidade visual das nossas personagens.

Nesta fase são realizadas pesquisas detalhadas sobre o período histórico, o contexto cultural, a profissão ou a situação da personagem. Isso inclui a leitura de livros, estudos de campo, entrevistas com especialistas e até mesmo a observação de pessoas reais para obter insights sobre comportamentos, trejeitos e características específicas.

Em estreita colaboração com os Figurinistas e Produtores de Arte, os Caracterizadores desenvolvem a aparência física de cada personagem, incluindo a escolha de roupas, acessórios, penteados e maquilhagem que reflectem a personalidade, o ambiente e a época em que a obra se passa, sempre garantindo que eles se enquadram na narrativa cinematográfica e na linguagem visual que o Realizador idealizou.

Com os actores, o profissional de Caracterização aprofunda a psicologia da personagem, explorando as suas motivações, traumas, desejos e medos, de modo que a vida interna se vá traduzir visualmente.

Após o trabalho de pesquisa, montamos croquis de cada personagem com as ideias e sugestões para apresentar ao Realizador. Esses croquis mostram referências de maquilhagem, cortes e cores de cabelo, barbas, cores de olhos, cicatrizes ou tatuagens, etc.

Antes das filmagens são realizados testes com base nas referências aprovadas através dos croquis. Os testes servem para percebermos o que precisamos de alterar na aparência física do actor, para que se enquadre na mensagem visual que a personagem pretende imprimir. E também ver como essas alterações interagem com o Figurino e o cenário em que este se movimenta. O pré-light é a fase em que se posicionam e testam luzes, se ajusta a sua intensidade ou temperatura de cor e se cria a atmosfera de iluminação desejada para o filme e é uma etapa fundamental para verificarmos tons de maquilhagem, qualidade nos acabamentos de caracterizações que envolvem próteses, brilhos de tatuagens falsas, etc.

Depois de termos tudo aprovado, passamos ao dia-a-dia de filmagem em que o trabalho e a organização da equipa são essenciais. Temos de estar atentos ao monitor para que tudo o que idealizámos seja realmente o que se vai filmar, às mudanças de caracterização que muitas vezes se fazem ao longo do dia e ao raccord gerado por cada cena. Um ferimento, por exemplo, pode ser filmado numa ordem diferente do que aconteceria na vida real, e temos que fazer um estudo sobre a forma como vai evoluir ao longo das cenas.

Os cortes e cores de cabelo são sempre um motivo de especial atenção no planeamento diário da caracterização. Imaginem abrir uma sequência com uma cor de cabelo e terminar com uma cor ligeiramente diferente, porque filmámos em dias diferentes e não houve retoques de cor. O trabalho da equipa de caracterização é constante, seja no set ou na preparação deste.

Existem diversos filmes em que a caracterização das personagens desempenha um papel importante na narrativa: “Elvis”, indicado ao Óscar em 2023, com a transformação do actor Austin Butler no Elvis Presley e através da caracterização temos a passagem de tempo dos anos 50 até aos anos 70; do mesmo Caracterizador, Mark Coulier, temos o filme “The Grand Budapest Hotel”, conhecido pelas suas personagens excêntricas e caricatas. A caracterização extravagante das personagens adiciona um elemento de humor e peculiaridade à história. “A Baleia” foi o grande vencedor dos Óscares 2023 e a caracterização do actor Brendan Fraser permitiu que ele interpretasse o professor de 270 kg.

Em suma, o processo de caracterização de uma personagem engloba muitas etapas e é um elemento vital na produção cinematográfica.