Spring IT Con cancelada por «fraca adesão» e «falta de apoios»

«Foi decisão da organização, em conjunto com outros parceiros, cancelar esta edição da Spring It.», revela Gonçalo Ribeiro, um dos membros da organização da Spring It. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha já reagiu.

You are currently viewing Spring IT Con cancelada por «fraca adesão» e «falta de apoios»
DR

A convenção Spring It, dedicada ao mundo da cultura pop, que se ia realizar nos dias 15 e 16 de Julho foi cancelada. A notícia do cancelamento chega por via de comunicado da própria Universo 42, organização responsável pela convenção Spring It, cujo evento iria ter lugar nas Caldas da Rainha.

Assinado por Gonçalo Ribeiro, um dos responsáveis pela organização do evento, o comunicado enviado lista as razões para a decisão que levou ao cancelamento do evento, entre as quais a «falta de apoios externos» e a «fraca adesão do público», revelando que apenas 120 bilhetes foram vendidos à data da redacção do comunicado enviado.

De acordo com a organização Universo 42, a Camâra Municipal das Caldas da Rainha alegadamente prometeu «inicialmente apoios a nível de infraestrutura, publicidade, serviços e apoio financeiro» que, a posteriori, foram, na sua maioria, retirados. Para além disso, revelam ainda que contactaram «quase todas as empresas que podem patrocinar eventos» e que o resultado desses contactos se cingiu a não-respostas ou recusa.

De qualquer forma, é no último ponto em que aborda a adesão do público que Gonçalo Ribeiro, em nome da Universo 42, confessa: «É a parte que mais nos custa». Em conversa com o TV Contraluz, no mês de Abril, a organização da Spring It revelava ter espaço para uma média de 6.000 pessoas por dia, mas a expectativa não correspondeu e, à data do comunicado enviado, apenas 120 bilhetes tinham sido vendidos. Segundo as palavras do próprio, isto foi algo que deixou a organização a equacionar o «facto de haver uma real possibilidade de o evento não ter público para os convidados».

O comunicado termina com um agradecimento, em nome da organização, pelo «apoio e confiança» no evento, afirmando ainda que vão «voltar ao trabalho» e «tentar trazer a Spring It de volta.»

O mesmo comunicado foi revelado por via das redes sociais da Spring It Con.

Em resposta às alegações colocadas publicamente pela Universo 42, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha enviou ao TV Contraluz um comunicado onde reitera que “após uma criteriosa avaliação” concluiu “não haver enquadramento para um apoio financeiro”, em relação ao evento Spring It Con. De acordo com a autarquia, a decisão tomada advém do facto “de ser um evento de carácter privado que contempla a venda de bilhetes”, bem como o facto de estarem contemplados um “conjunto de potenciais patrocínios como fonte de financiamento próprio”.

No mesmo comunicado, o município lista o apoio que iría oferecer à organização da Spring It Con para a realização do evento, finalizando que “nunca foi concretizado um apoio financeiro por parte do Município e sim, apenas, logístico.”

Notícia actualizada a 15/06/2023, às 15h27, com as declarações da Câmara Municipal das Caldas da Rainha enviadas ao TV Contraluz