Um pai solteiro, quatro filhos, negócios escuros, especulação imobiliária, praia, surf, boa onda. É este o mote para a série de Verão da RTP que chega hoje ao pequeno ecrã e que dá pelo nome de “Ao Largo”.
Protagonizada por Renato Godinho, no papel de André, a aposta ficcional para as noites quentes de Agosto conta também com nomes como Mikaela Lupu, Heitor Lourenço, Leonor Vasconcelos, Joaquim Monchique, Sandra Faleiro, António Melo, entre outros.
Tudo começa com o encontro de André e Leonor (Mikaela Lupu), que se cruzam quando ela, em fuga, vem escondida dentro da carrinha dele até Lisboa, mais concretamente ao bairro onde este vive com os seus filhos. Leonor foge do criminoso para quem trabalhava, que acredita ser ela a responsável pela denúncia à Polícia. André, um empresário que é um desastre a gerir a pequena olaria que herdou dos pais, está atolado em dívidas e, a qualquer momento, pode perder os quatro filhos que cria e adora.
Pensada para as noites quentes que se avizinham, esta produção terá um total de 13 episódios e será transmitida de segunda a sexta-feira com o objectivo de reunir a família em frente à televisão. No ecrã esperam-se ver momentos cómicos, mas também de romance, alguma acção e até emoção, enquanto se abordam temas que “fervem” na actualidade – a mistura que o calor pede.
No foco estará André e os seus quatro filhos. Este pai promete ser diferente: não há problema sem solução nem dia que não volte a amanhecer. As regras para ele existem, mas vão mais além do que talvez seja socialmente aceite. A chegada desta personagem tem o potencial de combater não só o preconceito ainda existente entre a responsabilidade do homem versus mulher na vida dos filhos, mas também o da educação autoritária.
«É um homem muito relaxado. É bom não ter ficado inseguro por ser pai de quatro filhos sozinho, isso não o ter deixado inseguro ao ponto de querer controlar completamente a situação dos filhos. Ele continua a viver de mão aberta», desvenda Renato Godinho, em entrevista ao TV Contraluz na antestreia de “Ao Largo”.
“Ao Largo”: uma série familiar, espírito livre e good vibes
Filmada já há cerca de dois anos, a série deixa no elenco um sentimento de felicidade e nostalgia pelos momentos vividos. Ao contrário do que é costume, os actores tiveram cerca de três semanas de ensaios, algo crucial para conseguirem criar a ligação necessária fora das câmaras, de forma a fazerem transparecê-la para o produto final e levar os espectadores a conectarem-se mais facilmente com a história.
Os quatro filhos de André são interpretados pelos jovens Francisco Grilo (Ricardo), Jamila Agostinho (Alice), Ricardo Mata Ribeiro (Tiago) e Leonor Vasconcelos (Isabel). Ao contrário dos irmãos, esta última adolescente não é filha biológica de André, o que em nada deixa adivinhar pela relação que todos têm. Todos têm mães diferentes – André, o dito “engatatão”, foi coleccionando namoradas e também rebentos – e todas acabam por não ficar na vida deles. No caso de Isabel, a sua mãe namorava com o protagonista quando estava grávida e é o pai de família que acaba por ficar com a criança.
Contudo, «a origem, os dramas do passado, onde é que estão as mães, deixa de importar», assegura Leonor Vasconcelos. «O que importa é o aqui e agora que é: um pai sozinho, a tomar conta de quatro miúdos.» Acresce ainda o facto de estarem numa situação financeira complicada que dará mote a várias peripécias.
Mas, no fundo, o amor que une esta família é o que realmente ganha destaque, assim como os valores de espírito livre e good vibes que percorrem “Ao Largo” do início ao fim. «É uma série que trata de muitos assuntos relevantes do nosso dia-a-dia, tem partes um pouco mais sérias, tem partes de muita comédia e coisas completamente aleatórias. Nas propostas dramatúrgicas que apresenta, na forma como conta a história, mesmo em termos técnicos, está muito aliciante», diz a intérprete de Isabel.
Em suma, esta série de Verão “muito tuga” vai incorporar um lado urbano da vivência no bairro, as quezílias entre vizinhos, o conceito de família, o florescer do amor e os típicos negócios sujos com perseguições à mistura para adicionar uma pitada de adrenalina.
“Ao Largo” é transmitida na RTP às 21h todos os dias da semana até meados de Agosto, ficando também disponível na RTP Play. O argumento é da autoria de Gonçalo Pereira e Marta Pais Lopes, a realização ficou a cargo de Hugo Xavier e Bruno Oliveira, enquanto a produção esteve sob alçada da SP Televisão.