A Netflix e a Academia Portuguesa de Cinema juntaram-se para trazer uma oportunidade nova. “PITCH ME!” é o nome do concurso que anunciam e que se destina a “descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências”, de acordo com o comunicado de imprensa.
Através deste projecto, a APC e a Netflix procuram oferecer aos autores dos projectos seleccionados a oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias junto a uma equipa de profissionais composta por mentores, argumentistas, script doctors, entre outros.
Segundo o mesmo comunicado, o concurso “PITCH ME!” ambiciona focar-se “na diversidade e inclusão de autores e narratidas de segmentos da população em risco de exclusão social”, como por exemplo “pessoas com diversidade étnica/cultural, diversidade sexual e de género, diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido”. Desta forma, esta oportunidade procura combater a sub-representação destes mesmos segmentos no cinema e no audiovisual.
O programa “PITCH ME!” irá terminar num evento presencial onde será feito um pitch dos projectos que tenham sido trabalhados ao longo do processo diante um grupo de profissionais ligados à indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa. O juri que irá avaliar os projectos compõe-se de André Tecedeiro – poeta e dramaturgo -, Ary Zara (realizador), a actriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a Jornalista Paula Cardoso e Marta Lança – argumentista e editora.
Recordamos que em 2020 o ICA, em conjunto com a Netflix, lançou um Concurso de Escrita e Desenvolvimento de Argumento do qual resultou “Rabo de Peixe”, um dos projectos vencedores.
As candidaturas estão abertas desde o dia 31 de Julho de 2023 até ao dia 07 de Setembro de 2023 e o regulamento já pode ser consultado na página oficial do “PITCH ME!”