The Curious Case of Natalia Grace (2023)

Natalia Grace foi adoptada por uma família americana do estado do Indiana aos 6 anos de idade. Depressa a família adoptiva percebe que, afinal, Natalia era uma adulta a fazer-se passar por criança. Ou será que era mesmo?

You are currently viewing The Curious Case of Natalia Grace (2023)
ID

Afinal, quem é Natalia Grace? Quase como uma premissa de “Twin Peaks”, esta série documental com o cunho ID, transmitido pela HBO Max em Portugal, conta a história de Natalia Grace – uma criança ucraniana adoptada por uma família americana do estado do Indiana aos 6 anos de idade que, afinal, era uma adulta. Ou será que era mesmo?

Contado na perspectiva de Michael Barnett, o pai adoptivo de Natalia, esta produção de seis episódios leva-nos pela história da sua família: Michael e Kristine Barnett, um casal de classe média alta, com três filhos rapazes, estando um deles no espectro do autismo com capacidade savant. Depois do desafio que foi a educação do seu filho mais velho, Jacob, devido ao autismo, consideraram-se prontos a adoptar mais uma pessoa para o seu seio familiar.

Assim, conhecem Natalia, uma menina de 6 anos com uma forma rara de nanismo conhecida como SEDC – Displasia Espondiloepifisária Congénita.

O que parecia inicialmente ser o caminho mais certo a tomar, depressa tomou novos contornos. A presença de Natalia na família Barnett começou a demonstrar sinais de perturbação grave. Segundo reportam Kristine e Michael Barnett, uns meses após a adopção, Natalia começaria a mostrar indícios de sociopatia, incluindo ameaças de morte aos pais adoptivos e aos irmãos adoptivos, levando a que o casal se questionasse se, afinal, a sua filha era mesmo uma criança de 6 anos ou uma adulta a tentar fazer-se passar por criança.

É dois anos mais tarde que o caso toma contornos e proporções absurdas quando, legalmente, um tribunal decreta que afinal Natalia não teria 8 anos, mas sim 22 anos – fazendo dela uma pessoa adulta e capaz.

Mas será que é mesmo assim? Em seis episódios de entrevistas a Michael Barnett, a Jacob Barnett (o irmão mais velho de Natalia), aos vizinhos, conhecidos e a uma consultora legal, as plot twists são infinitas e a história deixa de parecer real.

São contrapostas provas ao decorrer de anos, bem como declarações entregues em vários momentos, entre mensagens de texto, chamadas telefónicas, entrevistas que vão desde 2019 a 2022, a história de Natalia Grace vai tomando forma e ganhando rédeas que deixam o espectador a pensar, de facto, quem é a vítima?

Será que Natalia Grace era uma mulher adulta que fingiu ser uma criança no processo de adopção? Ou será Natalia Grace uma jovem mulher que foi violentada e abusada pela família americana que parecia ser a escolha perfeita?

São estas as respostas que procura o documentário “The Curious Case of Natalia Grace”, sempre partindo de uma premissa imparcial, desfiando os fios condutores enquanto eles vão aparecendo e tentando chegar ao fundo da verdade sobre a família Barnett e esta jovem ucraniana.

A série documental está disponível na íntegra na plataforma HBO Max.