Woody Allen é, provavelmente, um dos nomes mais conhecidos do mundo do cinema, mas será também um dos mais controversos. Não pelos filmes que realiza, ou pelas personagens que interpreta, mas pela sua vida pessoal e familiar. Tanto que a relação com a ex-mulher Mia Farrow (bem como com a filha Dylan e a enteada Soon-Yi) é alvo de uma série documental disponível na plataforma de streaming da HBO.
Com quatro episódios, “Allen v Farrow” aborda a acusação de abuso sexual de que Woody Allen foi alvo (e que envolve a filha Dylan, na altura com sete anos), bem como a guerra em tribunal que daí adveio pela guarda da criança. A série explora também a relação que Woody Allen assumiu com Soon-Yi, filha de Mia Farrow, e, por isso, sua enteada (ainda que Woody e Mia nunca tenham chegado a casar).
“Allen v Farrow” conta com nomes galardoados na ficha técnica, como Kirby Dick, Amy Ziering e Amy Herdy, e apresenta um conjunto de elementos que visam ajudar a compreender melhor tudo o que aconteceu na década de 90. Há vídeos caseiros que mostram momentos privados, documentos do tribunal e da polícia e, até, cassetes que nunca tinham sido disponibilizadas publicamente até ao momento do lançamento da série em 2021.
Logo no primeiro episódio (com cerca de uma hora), vemos Woody Allen a falar à imprensa, num raro comunicado sobre o tema, e logo depois conhecemos Dylan, já no presente, a sublinhar como o seu lado da história tem vindo a ser ignorado ao longo do tempo. Dylan Farrow é, aliás, o fio condutor desta docuseries, relatando a forma como cresceu e o ambiente em que os alegados abusos terão ocorrido.
Também Mia Farrow surge várias vezes ao longo dos episódios da série para contar como se foi apercebendo de que algo não estava bem, ainda que este tenha sido um processo demorado uma vez que a actriz não conseguia acreditar que o homem que amava seria capaz de qualquer tipo de abuso. Mia Farrow conta como conheceu Woody Allen e como, no início, o realizador e comediante recusava por completo a possibilidade de ter filhos ou a hipótese de assumir o papel de pai perante as crianças que Mia Farrow já tinha adoptado. O que leva, então, Woody a mudar de ideias?
“Allen v Farrow” pode ser vista na íntegra na HBO Max. Mas, primeiro, fica a conhecer melhor esta produção através do trailer em baixo: