Nuno Lopes acusado de violar argumentista e realizadora A.M. Lukas

A argumentista e realizadora refere ter sido drogada e violada pelo actor após uma festa no evento Tribeca Film Festival, em 2006.

You are currently viewing Nuno Lopes acusado de violar argumentista e realizadora A.M. Lukas
WIKIMEDIA COMMONS

O actor português Nuno Lopes, conhecido pelos seus trabalhos nas séries “White Lines” e “Causa Ppria”, foi acusado de violação num processo judicial submetido pela argumentista e realizadora Anna Martemuci Lukas, avançou inicialmente o Daily Mail. De acordo com a firma de advogados Wigdor, no passado dia 20 de Novembro, A.M. Lukas submeteu o processo no tribunal distrital de Nova Iorque referente a um acontecimento que terá alegadamente acontecido em Abril de 2006.

Nos detalhes do processo, que são públicos, A.M. Lukas declara ter ido a uma festa do evento Tribeca Film Festival onde foi apresentada a Nuno Lopes. Pouco tempo depois, Lukas começou a sentir que o seu corpo não estava bem e, de seguida, alega que começou a perder a memória dos acontecimentos. Daquilo que alegadamente se recorda, refere serem memórias “fragmentadas e horríveis”, com a imagem de Nuno Lopes a violá-la no apartamento do actor.

O mesmo processo detalha que o acontecimento relatado por A.M. Lukas é causa de trauma emocional e psicológico que ainda hoje afecta a argumentista. No comunicado, A.M. Lukas refere que Nuno Lopes «teve a oportunidade de se responsabilizar pelos seus actos, reconhecer o que tinha feito e pedir desculpa», mas optou por comunicar que «nunca reconheceria qualquer tipo de acção incorrecta». Lukas acrescenta ainda que não será «impedida de conseguir justiça».

Nuno Lopes já reagiu à acusação através da sua página de Instagram, com a partilha de um comunicado pessoal onde refere ter «a maior vontade de vir a público esclarecer e contar a verdade».

Apesar de afirmar ter sido instruído pelos seus advogados a não revelar qualquer detalhe sobre o caso advindo do processo judicial submetido por A.M. Lukas, o actor revela que «surpresa e choque» marcaram a recepção de uma carta vinda da firma de advogados representantes de Lukas onde alegadamente figurava a sugestão de que uma quantia monetária e um pedido de desculpas resolveriam a circunstância.

Entre várias declarações do actor relativamente à moralidade dos actos dos quais é acusado, Nuno Lopes afirma estar «de consciência absolutamente tranquila», refutando «todas as acusações» que lhe são feitas.

Artigo actualizado às 12h25 de 21/11/2023 com a declaração pública de Nuno Lopes sobre o caso.