PASSAPORTE (2023)

Da autoria do jornalista Diogo Torres, esta produção é um conjunto de três episódios de uma docusérie investigativa que explora a seguinte premissa: quanto vale um passaporte português?

You are currently viewing PASSAPORTE (2023)
OPTO/SIC

É a vez de mais uma produção portuguesa figurar nesta sugestão de séries documentais com “Passaporte”. Da autoria do jornalista Diogo Torres, esta produção é um conjunto de três episódios de uma docusérie investigativa que explora a seguinte premissa: quanto vale um passaporte português?

De Goa a Telavive, de São Paulo a Londres, a investigação de Diogo Torres irá levar o espectador a várias viagens em diferentes países para tentar perceber por que é que o passaporte português é tão requisitado e procurado por tantos estrangeiros e, afinal, qual é o seu valor em termos internacionais tendo em conta esta premissa.

Os testemunhos são feitos na primeira pessoa, entregues por pessoas dos demais países do mundo que tomaram a decisão de se tornarem cidadãos portugueses, ou por segurança, ou por escolha própria, ou até mesmo por facilidade.

Num primeiro episódio, o espectador é apresentado a Jonathan, um jovem israelita cujas raízes do avô lhe permitiram tornar-se detentor de um passaporte português com pouca dificuldade; a história de René no 2º episódio é guiada por uma luta para conseguir provar a sua nacionalidade lusitana por ser filho de um imigrante; e ainda um 3º episódio com a visível luta de André Fernandes que, numa troca de identidades, acabou por ficar com duas datas de nascimento, que irão ser transmitidos na SIC e na plataforma OPTO.

A investigação do jornalista Diogo Torres irá juntar a estes testemunhos algumas provas, as lacunas da lei, as burocracias envolvidas no processo de aquisição de um passaporte português, bem como alguns lapsos legais permitiram desenvolver esquemas de aquisição de passaporte duvidosos.

Em 30 minutos de cada episódio, o espectador é convidado a perceber como se processa a atribuição de nacionalidade no governo português e o quanto essa nacionalidade é procurada internacionalmente, já que um passaporte português é também uma porta de entrada na Europa.

“Passaporte” estreia hoje, dia 22 de Novembro, na SIC e está já disponível na OPTO SIC.

Deixe um comentário