You Are What You Eat (2023)

A série documental da Netflix toma como foco a alimentação humana e os efeitos – positivos e negativos – que aquilo que ingerimos tem na nossa saúde.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing You Are What You Eat (2023)
NETFLIX

“Somos o que comemos”. Já todos ouvimos esta expressão em algum momento das nossas vidas, certo? Este é precisamente o nome da nova série documental da Netflix que toma como foco a alimentação humana e os efeitos – positivos e negativos – que aquilo que ingerimos tem na nossa saúde.

You Are What You Eat” parte de uma experiência científica feita com 21 pares de gémeos idênticos, já que cada pessoa é única e, como tal, a forma como a comida afecta cada um é diferente. Porém, os gémeos idênticos partilham um ADN semelhante, o que proporciona um olhar diferente sobre os resultados do estudo.

Nesta série documental de quatro episódios acompanhamos apenas quatro dos pares, a cada qual é dada uma dieta omnívora e outra vegan a cada indivíduo. São feitas análises no início e no fim da experiência, que dura oito semanas. Os resultados podem surpreender alguns e outros não.

Enquanto vemos como os gémeos lidam com a sua nova vida ao longo de dois meses, ficamos também a conhecer o lado de produção da comida que nos chega ao prato e que escolhemos nas prateleiras do supermercado. Da industrialização das carnes vermelhas e brancas ao surgimento dos produtos alimentares processados e também das alternativas mais recentes, “You Are What You Eat” faz uma viagem pela história da alimentação na perspectiva norte-americana, fornecendo dados e estatísticas actuais.

Em menos de quatro horas, esta produção da Netflix permite ao público de estômago forte perceber que nem tudo é preto no branco no que toca à alimentação humana, que mudou drasticamente, especialmente no último século, como consequência da Segunda Guerra Mundial e do surgimento de invenções tecnológicas como o micro-ondas.

Deixe um comentário