Comic Con Portugal regressa à Exponor com «os motores a todo o gás»

O CEO da marca, Paulo Rocha Cardoso, garante que a edição de 2024 será recheada de mais experiencias, mais palcos e muito mais conteúdo nesta edição que inicia já no dia 21 de Março de 2024.

You are currently viewing Comic Con Portugal regressa à Exponor com «os motores a todo o gás»
COMIC CON PORTUGAL

O ano era 2014 quando se erguia pela primeira vez em território nacional um evento dedicado à cultura pop. De seu nome Comic Con, uma marca internacional de renome, assim tornada pelas já icónicas San Diego Comic Con ou New York Comic Con, ganhava forma no recinto da Exponor, em Matosinhos.

Dez anos virados e a 9ª edição da Comic Con Portugal, após várias viagens pela capital lisboeta, regressa à casa que a viu nascer. «É difícil não estarmos entusiasmados», revela Paulo Rocha Cardoso, CEO da Comic Con Portugal, em declarações ao TV Contraluz. Uma nova edição do evento representa, para a organização, um desafio, desta vez acrescido à celebração do decénio da Comic Con que revela trazer uma «pinta de nostalgia».

O regresso à Exponor, em Matosinhos, é um favorito de quem já acompanha esta convenção desde os seus primeiros tempos. Depois de quatro anos na casa nortenha, a Comic Con Portugal assentou pilares em Algés, no concelho de Oeiras, por dois anos e, nas suas últimas edições, no Altice Arena, em Lisboa. De qualquer forma, garante Paulo Cardoso, «este não é o mesmo evento de 2017», último ano em que a Comic Con fez casa na zona norte do país. Mais experiências, mais marcas, «muito mais conteúdo» é a garantia de quem tem dedicado os últimos meses à realização da convenção que irá acontecer já entre 21 e 24 de Março.

Esperamos uma Exponor cheia, um público satisfeito, parceiros contentes e convidados com palavras boas para descrever toda a experiência.

Paulo Rocha Cardoso, CEO da comic con portugal

Televisão internacional, séries portuguesas e muito mais

A presença de convidados internacionais de Cinema & TV tem sido constante nas várias edições do evento.

Este ano, a convenção conta com várias confirmações, de entre as quais André Lamoglia, um dos protagonistas da série “Élite”, Finn Jones, que deu vida a Ser Loras em “Game of Thrones”, Anna Schaffer, responsável pela Triss Merigold de “The Witcher”, Ed Westwick, o Chuck Bass de “Gossip Girl”, entre outros. «O cartaz ainda não está fechado», avança ainda assim o CEO da Comic Con Portugal, que conta ter «mais novidades muito em breve».

Mas não só de conteúdo televisivo internacional se faz a convenção que irá levar os fãs da cultura pop à cidade de Matosinhos já na próxima semana. «Teremos os três principais canais portugueses representados no evento», revela Paulo Cardoso, adiantando que projectos como “Taskmaster” ou a série “Travessia” da RTP irão estar em destaque, bem como a série “Azul” da Opto/SIC e o já anunciado painel com o elenco de “Morangos com Açúcar”, um projecto TVI e Prime Video.

Para além disso, as marcas que acompanham os serões dos portugueses também marcarão a sua presença no evento, sendo eles AXN, Canal Hollywood, TV Cine, Disney, Warner Bros, Syfy, entre outros.

Assim, e a acompanhar as revelações já feitas pela organização da Comic Con Portugal relativamente ao conteúdo, a expectativa de Paulo Cardoso é «uma Exponor cheia, um público satisfeito, parceiros contentes e convidados com palavras boas para descrever toda a experiência». A clareza nas suas afirmações é assertiva quando revela que a organização reconhece saber o que é capaz de fazer, no que toca ao erguer da convenção, porque já o fez «várias vezes desde 2014».

Painel dedicado à série “Pôr do Sol”, Comic Con 2022 | TV CONTRALUZ

Passado, presente e futuro da Comic Con Portugal

À beira de iniciar mais uma edição portuguesa de uma das maiores convenções internacionais dedicada à cultura pop, a importância de colocar o progresso e o processo evolutivo em perspectiva torna-se cada vez mais relevante. Uma década é um marco e, para Paulo Cardoso, «o saldo é francamente positivo» quanto ao percurso que o evento tomou desde 2014 a 2024.

Da relação com a indústria do entretenimento a todos os níveis, que teve de ser «muito cultivada», aos desafios de uma pandemia pelo meio, ou mudanças de localização que forçaram uma adaptação imediata, o CEO da Comic Con Portugal é incisivo: esta viagem foi «um sucesso». Garante que apesar de «às vezes acontecerem coisas» fora do controlo da organização, o desejo é sempre de levar ao público «o melhor evento possível».

Quanto ao futuro da Comic Con Portugal, Paulo Cardoso revela que deseja tornar a marca «mais presente no paromana nacional». Reconhece existir muito público que «reconhece a marca, mas não conhece (…) o evento por dentro», pelo que a missão passará por «levar um pouco da cultura pop» a mais localizações do país com mais temáticas. E se a edição de 2025 se realizará no mesmo local? «Só o futuro o dirá.»

A Comic Com Portugal terá início na próxima quinta-feira, dia 21 de Março, e decorre até dia 24 de Março na Exponor em Matosinhos, e a garantia de Paulo Cardoso é de que quem decidir juntar-se «encontrará de certeza algo que goste».