Disclaimer: esta não é uma publicação clubística ou sobre o Futebol Clube do Porto (FCP), mas calha que o presidente deste clube nas últimas quatro décadas é agora protagonista de uma série documental com sangue nacional. Chama-se “Senhor Presidente – O Campeonato de uma Vida” e já está disponível na Prime Video.
Como FOMO (Fear of Missing Out) é uma realidade e não queremos ficar por fora das conversas no café, dedicámo-nos a explorar o primeiro capítulo desta série (que conta com um total de três episódios).
Primeira conclusão importante: falar de Jorge Nuno Pinto da Costa é falar do FCP e vice-versa. E a avaliar pelo primeiro episódio, “Senhor Presidente” é tanto sobre o homem que permanece ao leme do FCP, como sobre o próprio clube.
Mas temos de sublinhar que é curioso conhecer outro lado – mais pessoal e íntimo – de uma figura que tantos sentimentos tem despertado ao longo dos anos. Sejam eles bons ou maus, não há dúvidas de que são sentimentos fortes.
Logo nos primeiros minutos, Pinto da Costa surge no Teatro Nacional São João ao lado de… Jasmim, sua neta. «Havia um clube da cidade do Porto que era o Futebol Clube do Porto, mas não tinha um símbolo com que identificasse os adeptos», começa por contar à criança. «Um dia, apareceu um senhor que era o presidente do Porto (…) que achou que devíamos ter um símbolo. E como o escudo da cidade do Porto tinha um dragão, esse senhor resolveu começar a chamar aos portistas dragões. Foi o avô que pôs o nome do dragão. Tu sabes o que és? Uma dragona.»
Começamos, assim, numa noita enternecedora, para logo depois seguir para um conjunto de testemunhos e imagens dos anos 80, que mostram como se iniciou a glória de Pinto da Costa enquanto presidente do clube. Antes disso, Pinto da Costa já fazia parte da liderança do clube, mas de uma forma mais limitada. Vamos apenas dizer que começou por estar à frente da… patinagem.
José Mourinho, que foi treinador do FCP entre 2002 e 2004; Joan Laporta, presidente do FC Barcelona; e António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República (1976-1986), são apenas alguns dos nomes sonantes que não desperdiçaram a oportunidade de se sentar em frente a uma câmara para falar sobre Pinto da Costa. Juntam-se ainda outros convidados como Iker Casillas, Vítor Baía, Hérman José, Joana Marques, Fernando Santos, Rui Moreira, Valentim Loureiro e Rui Reininho.
Produzida em parceria com a SPi e o FCP, a série documental foi gravada ao longo de um ano, começando com o lançamento da fotobiografia “Largos anos têm 14.600 dias”, a 16 de Dezembro de 2022, no Estádio do Dragão.
“Senhor Presidente – O Campeonato de uma Vida” é da autoria de Cristina Arvelos, também produtora executiva, e de Pedro Lopes. A realização é da responsabilidade de Bruno Pinhal e Paulo Menezes.