“The Jinx” é um nome com o qual talvez te tenhas cruzado nos últimos tempos. Trata-se de uma série documental da HBO, originalmente estreada em 2015 e cuja segunda temporada pode agora ser vista na íntegra na plataforma de streaming Max.
Os 12 episódios desta produção realizada por Andrew Jarecki e produzido pelo nomeado aos Óscares Marc Smerling contam a história do milionário Robert Durst, acusado de vários homicídios ao longo de várias décadas.
Se este resumo parece traduzir uma história simples – apenas mais uma como tantas outras que por aí andam entre as muitas docuseries de true crime à escolha –, a realidade é outra. “The Jinx” consegue captar a essência do macabro que rodeia os protagonistas de forma profunda, sóbria, factual e simultaneamente cinematográfica ou não tivesse o seu realizador sido o responsável pelo filme “All Good Things”, que ficciona esta mesma história.
Quase 10 anos separam as duas temporadas feitas e aquilo que ficou em suspenso na primeira encontra respostas nesta actual segunda. Andrew Jarecki consegue transpor as mesmas técnicas e fio condutor de uns episódios para os outros, não se notando a passagem do tempo quando se faz o necessário binge watch desta série documental sem pensar duas vezes. De facto, o realizador parece não ter conseguido estar muito longe de tudo o que rodeia Robert Durst nas últimas duas décadas e o resultado está à vista.
Enigmática, arrepiante e sombria são alguns dos adejctivos adequados para descrever “The Jinx”, que reescreve a narrativa actual circundante ao dito género do crime real, abordando de forma crua uma panóplia de provas, testemunhos, teorias, confissões e escapatórias que se estendem desde 1982. De fora fica o “drama, horror e tragédia” nos quais é tão fácil cair quando o tema são assassinatos verdadeiros de fazer empalidecer.
A série documental está disponível na íntegra na Max.