“Ronja: The Robber’s Daughter”: Um clássico nórdico na televisão portuguesa

A história de "Ronja: The Robber's Daughter" é adaptada de uma das mais conhecidas obras literárias juvenis nórdicas, já tendo sido anteriormente adaptada para filme e série animada.

You are currently viewing “Ronja: The Robber’s Daughter”: Um clássico nórdico na televisão portuguesa
NOS AUDIOVISUAIS/TV CINE

Magia, criaturas misteriosas e rivalidades territoriais: esta é a premissa da nova aposta do TVCine Edition. “Ronja: The Robber’s Daughter”, ou “Ronja Rövardotter”, como é o seu título original, é uma série de origem sueca que adapta um dos mais populares clássicos juvenis da literatura nórdica.

Astrid Lindgren é a autora da obra original – tendo sido também repsonsável pelo êxito “Pipi das Meias Altas” – que conta a história de uma rapariga nascida no meio de um bando de ladrões na época medieval escandinava. Enquanto cresce, esta rapariga de nome Ronja é exposta a uma floresta repleta de criaturas misteriosas, mágica mas também perigosa.

Um dia, Ronja conhece um rapaz chamado Birk. Birk vem de um bando rival e a sua relação irá despoletar uma disputa familiar resultado desta amizade proíbida. Ao mesmo tempo, terão de fugir à justiça que procura limpar a floresta de todos os ladrões.

A produção transmitida agora pelo canal TVCine é uma de muitas adaptações, já que para além da obra literária, já existem uma adaptação para filme que foi lançado nos anos 80 e uma série animada (anime) produzido pelo famoso Studio Ghibli, responsável por êxitos cinematográficos como “Spirited Away” ou “My Neighbor Totoro”.

“Muitos de nós crescemos com Ronja”, revela Lisa James Larsson, realizadora responsável pela produção. “Fizemos audições a mais de quatro mil actrizes para encontrar a Ronja certa e viajámos para os lugares mais incríveis que a Suécia tem para oferecer (…) para encontrar os locais perfeitos para as filmagens”.

A série estreia hoje no TVCine Edition às 22h10, sendo disponibilizado um episódio novo todas as semanas.