Tudo o que precisas de saber sobre o Festival Tribeca: dos convidados aos concertos gratuitos

«O Tribeca Festival Lisboa é uma celebração das mais diversas vertentes criativas e a música não é excepção», comenta Mónica Serrano, directora de Marketing, Comunicação e Atelier Impresa.

  • Post author:Imagem do avatarFilipa Almeida
  • Reading time:3 mins leitura
You are currently viewing Tudo o que precisas de saber sobre o Festival Tribeca: dos convidados aos concertos gratuitos
Beato Innovation District | Câmara Municipal de Lisboa

É já na próxima semana que o festival Tribeca ruma até Lisboa pela primeira vez. O programa conta com a presença de convidados portugueses e internacionais, com foco em temas como storytelling, representatividade, ou o poder da comédia.

Entre os dias 17 e 19 de Outubro, haverá espaço para cerca de 50 sessões, distribuídas por cinco categorias: Tribeca Talks, World Stories, Made in Portugal, Untold Stories e Music & Podcasts.

O dia 17 é destinado, essencialmente, à cerimónia de abertura do festival Tribeca, ficando o debate para os dias seguintes. No dia 18, destacamos sessões como “Azul”, dedicada à série com o mesmo nome e que nos conta a história de um mundo profundamente afectado pelas alterações climáticas. O painel é composto por Ricardo Pereira, Pedro Varela, Romeu Costa e Leonor Belo.

Ainda no dia 18, duas das sessões mais aguardados são “Restoring Hope: How Tribeca Inspires the World through Storytelling” (com Robert De Niro e Jane Rosenthal) e “Laughter, Tears & Healing: The power of Comedy and Drama in Mental Health (and Storytelling)” (com Ricardo Araújo Pereira e Whoopi Goldberg.

Saltando para sábado, dia 19, destacam-se sessões como “Praxx – Fim de Semana”, focado no filme que dará continuidade à história retratada na série “Praxx”. João Jesus é, para já, o nome confirmado nesta conversa.

No dia 19, haverá também o painel “De Portugal a Hollywood” (com Joaquim de Almeida e Francisco Froes) ou “The AI Impact: Changing the Landscape of Storytelling, Politics, and Culture” (com Lourenço Medeiros, Nuno Sebastião e Paddy Cosgrave).

Para quem é mais fã de música, o festival Tribeca também tem propostas e, neste caso, gratuitas! As noites do festival contarão com concertos de acesso livre: no dia 18, Samuel Úria, Gisela João e Xinobi Live sobem a palco; no dia 19, é a vez de Diana Castro, Dino D’Santiago e Progressivu e, ainda, Blaya DJ Set.

«O Tribeca Festival Lisboa é uma celebração das mais diversas vertentes criativas e a música não é excepção. Por isso, abrir as portas do Beato Innovation District para todos os amantes da música para continuarmos, juntos, a celebrar a cultura, é algo que faz todo o sentido no ADN deste grande projecto», comenta Mónica Serrano, directora de Marketing, Comunicação e Atelier Impresa.

Em comunicado, a responsável sublinha ainda que contar com a presença de grandes artistas «nesta festa que continuará noite adentro é o melhor exemplo de como a cultura nos pode unir em prol de um bem comum — a continuação das artes nas suas formas mais puras e abertas ao mundo».

Resultado da parceria entre o canal SIC, a OPTO, a Tribeca Enterprises e a cidade de Lisboa, o festival Tribeca vai ocupar o Beato Innovation District, na zona ribeirinha da capital. Os bilhetes começam nos 75 euros (passe de um dia) e podem ir até 130 euros (passe de dois dias).