Todos os que tiverem mais de um quarto de século – ou 25 anos – lembrar-se-ão, em menor ou maior detalhe de um dos maiores desastres naturais de que há memória e registo no planeta. Trata-se do sismo e consequente tsunami que atingiu o Oceano Índico em 2004, matando mais de 250 mil pessoas e destruindo vilas e cidades por completo.
“Tsunami: Corrida Contra o Tempo” é uma série documental que chega para retratar ao mundo aquele dia fatídico de 26 de Dezembro, que completa agora 20 anos. A produção de quatro episódios da National Geographic apresenta-se como o primeiro recontar de uma história com final triste, contada ao minuto desde o momento em que a terra começou a tremer.
Compilando milhares de imagens captadas por quem viveu as horas de terror – sobrevivendo, ou não –, a docuseries apoia-se no relato daqueles que ficaram para ver a luz de mais um dia, após aquela onda gigante ter engolido toda a sua existência.
Entre os locais que nunca poderiam estar preparados para tal acontecimento – seja pelo desconhecimento relativo a esta força da Natureza, seja pela inexistência de materiais capazes de medir e prever a actividade sísmica –, e os turistas que estavam longe de imaginar que o sítio idílico escolhido para passar o Natal daquele ano seria assolado por tal desastre, esta série documental vive tanto dos momentos de angústia como de alívio.
“Tsunami: Corrida Contra o Tempo” promete imergir o espectador no passado, mostrando um lado nunca antes visto deste marco negro na História recente. Os primeiros dois episódios foram para o ar no dia 25 de Novembro, sendo ainda possível aceder à gravação através da box da operadora de telecomunicações. Os dois seguintes estreiam a 2 de Dezembro. À semelhança de outras produções, esta deverá chegar posteriormente ao Disney+.