Seis estudantes, uma noite de exageros, uma tragédia, um sobrevivente. Assim é a premissa de “PRAXX”, a série OPTO que se inspira na tragédia da praia do Meco de 13 de Dezembro de 2013.
A produção da autoria de Patricia Sequeira contou com duas temporadas e, apesar dos evidentes paralelismos à realidade que decorreu há 11 anos, a missão a que se propôs a realizadora e showrunner nunca foi a de recontar a realidade, como afirmou a própria em painel de exibição durante o Tribeca Film Festival.
Da produção de “PRAXX” surgiu, no entanto, um projecto adjacente que foi apresentado durante este mesmo festival que assentou em Lisboa pela primeira vez no mês de Outubro: “PRAXX: Fim-de-Semana”.
Desta vez não será uma série, mas sim um filme que acompanha os jovens Xana, Lucas, Afonso, Diana, Mafalda, Mateo e Gonçalo no fim-de-semana que iria acabar por ser o último da vida de seis destas personagens.
Num ambiente de álcool, festa e praxes exageradas, esta produção fruto de uma curadoria da própria realizadora pretende trazer um acrescento à série-mãe, com mais cenas de contexto sobre quem eram estes jovens antes de serem sujeitos a praxes rígidas e, no final de tudo, serem “engolidos” pelo mar traiçoeiro.
O filme conta com João Jesus, Margarida Bakker, Catarina Rebelo, Vera Moura, Diogo Mazur, Alexandre Jorge e Jason Fernández no elenco, entre outros.
Este projecto da produtora Santa Rita Filmes conta com reconhecimenos nacionais e internacionais como o “New York Festivals – TV & Film Awards” e o Prémio Melhor Direção de Fotografia em Série TV ou Telefilme dos Prémios AIP entregue a Fábio Mota.
As duas temporadas da série estão disponíveis na plataforma de streaming OPTO e “PRAXX: Fim-de-semana” estreia no dia 13 de Dezembro na plataforma.