Por muito que a ciência tenha avançado no último século, há um mistério que continua por desvendar: o cérebro humano. Este órgão que nos dá consciência, raciocínio e personalidade permanece um ponto de interrogação para cientistas e académicos. Desafiando tabus, a série documental da RTP, “Para Além do Cérebro”, mergulha na investigação científica dedicada à mente humana e às suas múltiplas dimensões.
Ao longo de 16 episódios, esta aposta junta 50 cientistas e especialistas que exploraram temas como a telepatia, mediunidade, experiências de quase morte e memórias de vidas passadas, colocando em cima da mesa uma nova forma de pensar a consciência e a realidade humana, colocando a mente como o epicentro de algumas das descobertas mais fascinantes do nosso tempo.
A viagem começa com uma reflexão sobre a forma como a ciência tradicional se centrou, ao longo dos séculos, na materialidade. O episódio explora como esse foco se intensificou com o avanço científico e tecnológico do século XX, deixando de lado fenómenos considerados “paranormais” ou “inexplicáveis”, ao mesmo tempo que, nas últimas décadas, a Parapsicologia tem feito progressos relevantes, ainda pouco divulgados junto do grande público.
Com apresentação do jornalista da RTP Mário Augusto e do presidente da Fundação Bial Luís Portela, “Para Além do Cérebro” é um projecto que conta com o apoio da Fundação Bial para ver nas noites de segunda-feira, pelas 23h, na RTP1 e também na RTP Play.