13 de Setembro é o Dia do Programador. Sim, já sabemos, todos os dias é dia de algo e esta insistência em celebrar quase que tem o efeito oposto e acaba por banalizar. Mas… efemérides como esta são sempre boas desculpas para vasculharmos o catálogo de séries e procurar títulos que se adequem ao dia em causa.
Em jeito de homenagem, reunimos exemplos de séries que abordam de alguma forma o mundo dos programadores, passando também pela engenharia informática e pela tecnologia de forma mais ampla e, até, pelos hackers.
Tentámos que as sugestões recolhidas fossem bons exemplos, ou seja, histórias em que estas áreas e profissões são retratadas com um grau elevado de fiabilidade. Não queremos piratas informáticos que se auto-denominam dessa forma por tentarem usar “1234” como password para entrar num computador… (Ainda que, bem sabemos, isso pode acontecer – por falar nisso, quando foi a última vez que mudaram as vossas palavras-passe?)
“Mr. Robot” – Prime Video
Com Rami Malek no papel principal, “Mr. Robot” chegou ao pequeno ecrã em 2015 e tem quatro temporadas. Conta a história de Elliot Alderson, um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança informática para pagar as contas mas que, durante a noite, se transforma em hacker justiceiro.
Segundo o Prime Video, Elliot “vê-se numa encruzilhada quando o líder misterioso de um grupo clandestino de hackers o recruta para destruir a empresa que ele é pago para proteger”. E mais não dizemos!
“Person of Interest” – HBO
Seguimos para uma série com cinco temporadas e, por isso, também uma boa opção para quem procura um novo vício para binge-watching. Nesta sugestão, encontramos outro clássico: um ex-agente da CIA (dado como morto) e um bilionário que se juntam para combater o crime.
Para isso, recorrem a programas avançados de vigiância assentes em alta-tecnologia, que os ajudam a prevenir crimes violentos. As personagens principais são interpretadas por Jim Caviezel e Michael Emerson.
“Hackerville” – SkyShowtime
Parece o nome de um jogo de telemóvel, mas garantimos que o objectivo aqui não é criar uma quinta de hackers. “Hackerville” é uma produção romena e alemã e tem apenas seis episódios, o suficiente para contar a história de um ataque informático a um banco que leva uma especialista em cibercrimes a viajar além-fronteiras para descobrir o hacker por detrás do crime.
Lisa Metz (Anna Schumacher) é enviada da Alemanha para a Roménia para ajudar os investigadores de Timisoara, a sua cidade natal, mas acaba por ser confrontada também com alguns fantasmas do seu passado e da sua família.
“Silicon Valley” – HBO
Num tom mais leve e humorístico, esta série mostra-nos como pode ser difícil crescer na bolha das startups e empresas tecnológicas. Através de Richard Hendricks, personagem a quem Thomas Middleditch dá vida, ficamos a conhecer melhor os jogos de poder, os desafios, avanços e recuos que um engenheiro enfrenta ao tentar criar o seu próprio negócio.
São seis temporadas com direito a algoritmos, alguns colapsos nervosos, substâncias mais ou menos legais e, claro, problemas amorosos. Do elenco também fazem parte nomes conhecidos como T.J. Miller, Zach Woods e Kumail Nanjiani.
“Halt and Catch Fire” – Filmin
Por fim, sugerimos um drama com quatro temporadas que retrata “o alvorecer da computação caseira e da Internet”, de acordo com a sinopse. A plataforma de streaming Filmin descreve também como uma “espécie de ‘Mad Men’ em Sillicon Valley”.
Lançada em 2017, “Halt and Catch Fire” recua até ao início dos anos 80 para mostrar como o mundo começou a mudar com a introdução de tecnologias que, hoje, são tão naturais para nós (no mundo ocidental, pelo menos) como água. As personagens são fictícias, mas inspiradas em acontecimentos da altura.