Chega hoje à televisão portuguesa uma das estreias mais aguardadas pelos Millennials (e não só): o reboot de “Morangos com Açúcar”. Estão de volta as aventuras na escola mais conhecida de Portugal e arredores, com a promessa de trazer um olhar contemporâneo à série que marcou uma geração no início do século.
Para trás ficam os flip phones, as morangoscas, as cristas, os skates, os graffitis… Damos as boas-vindas àquilo que define agora a Geração Z: redes sociais, néon, glitter, tecnologia, a auto-expressão… Pelo menos, assim prevemos. Está aberta uma nova época de desafios, rivalidades, romances e desgostos amorosos no Colégio da Barra.
O que vai contar a 1ª temporada de “Morangos com Açúcar”?
Estão já garantidas três temporadas de “Morangos com Açúcar” da Prime Video e da TVI, mas para começar poderemos acompanhar o começo de mais um ano lectivo onde os novos alunos se encontram com os antigos. Com o som da primeira campainha, dois grupos são formados: os populares, os verdadeiros influenciadores, e os alternativos, que buscam novos caminhos e novas ideias. Porém, os caminhos que tomam são bastante diferentes, criando um desenrolar de histórias individuais que se entrelaçam em direcção a um futuro excitante e cheio de possibilidades.
Depois dos icónicos Pipo e Joana, Simão e Ana Luísa, Tiago e Matilde, André e Sofia, Madalena e Rodrigo, Margarida e Rui, Marta e Lourenço e Ana Rita, Ricardo e Bryan chega-nos agora Olívia e Miguel para tomar o leme do leque de personagens enquanto par romântico.
Os dois conhecem-se alguns dias antes do início das aulas, desconhecendo que vão ser colegas de turma, e reencontram-se novamente na Festa de Boas-Vindas da escola. Durante a festa, uma aluna é vítima de cyberbullying. Envergonhada com a situação, foge da festa e, mais tarde, desaparece de casa. Este é o primeiro de uma série de desaparecimentos misteriosos, todos aparentemente ligados ao cyberbullying.
Cada caso é precedido da exposição de um segredo ou de uma fraqueza de um dos jovens. Qualquer um deles pode ser o próximo a desaparecer e a tensão é constante. Aqueles que têm segredos comprometedores tentam escondê-los a todo o custo.
Quem vamos ver e rever?
As duas personagens principais serão interpretadas por Madalena Aragão e Vicente Gil, a quem se juntam as caras de Margarida Corceiro (Gabriela), Tomás Taborda (Harry), Cláudio de Castro (Frederico Romão), Beatriz Frazão (Francisca), Rui Pedro Silva (Santiago), António Van Zeller (Zé Maria), Catarina de Carvalho (Cris), Oskar de la Fuente (Sancho), Victoria Oliver (Puri), Simão Fumega (Duarte Navarro) e Gonçalo Braga (Bruno).
Em estreia na televisão estão Ana Andrade (Carolina), Cíntia Semedo (Luana), Mafalda Peres (Filipa), Rita Guerner (Emília) e Rita Sanchez (Marina), seleccionadas a partir do casting aberto ao público feito pelas entidades envolvidas no projecto.
O elenco cresce com os regressos de Rita Pereira (Soraia), Pedro Teixeira (Simão Navarro), Tiago Castro (Crómio), Vítor Fonseca (Zé Milho), Sara Barradas (Diana) e Inês Castel-Branco (Alice), que interpretam uma vez mais os seus papéis originais. A completar estão Fernanda Serrano (Dalila), Carla Maciel (Marília), Beatriz Godinho (Jéssica), Graciano Dias, Sérgio Praia, António Simão, Alfredo Brito, Ivo Romeu Bastos, João Craveiro, Maria Gomes Andrade, Mariana Cardoso, Ricardo Viegas, Rodrigo Tomás, Rui Gonçalves, Nuno Represas e Guilherme Amaro.
Quando estreia e onde?
A estreia de “Morangos com Açúcar” dá-se esta segunda-feira, 23 de Outubro, às 21h30. O primeiro episódio poderá ser visto na TVI ou na Prime Video, uma vez que será emitido em simultâneo no canal da Media Capital e na plataforma de streaming.
Esta primeira temporada terá um total de dez episódios, lançados semanalmente. Já em produção está a terceira temporada, actualmente em gravações em Vila Nova de Milfontes, que deverá chegar ao pequeno ecrã no Verão de 2024. Pelo meio fica a segunda temporada, com data de arranque prevista para o início do próximo ano.