Viagens no tempo, paixão e romance – foi assim que “Outlander” conquistou o mundo. De livros a série de televisão, recheada de temporadas alucinantes, chega agora um spin-off que promete continuar a deleitar os fãs do universo com mais aventuras, já que a série-mãe terminará na 8.ª temporada e com ela o romance épico entre Jamie Fraser e Claire Beauchamp, protagonizados por Sam Heughan e Caitriona Balfe.
“Outlander: Blood of My Blood” é o nome da nova produção do universo criado por Diana Gabaldon e o título inspira-se fortemente no voto gaélico de casamento de Jamie e Claire, definido pela autora. Assim, e enquanto a comunidade aguarda pela chegada do 10.º livro da saga e pela temporada final de “Outlander”, as novidades começam a chegar em força para esta prequela.
O ano era 2020 quando o site norte-americano Deadline referia que o canal Starz pretendia expandir o universo de “Outlander” com prequelas e sequelas. Em 2022 ficou oficialmente confirmada a chegada da série “Outlander: Blood of My Blood”, que irá saltar uns anos para trás e focar-se nos pais dos protagonistas deste romance.
Mas, afinal, o que já sabemos sobre “Outlander: Blood of My Blood”?
A nova produção deste universo vai centrar-se em duas histórias paralelas: o romance dos pais de Jamie e o romance dos pais de Claire. De acordo com o site Business Insider, uma descrição oficial da sinopse da história foi lançada em Fevereiro de 2023 e revelava que “Outlander: Blood of My Blood” ía desvendar estas duas histórias “em dois espaços temporais diferentes, com os pais de Jamie no século XVIII e os pais de Claire na Inglaterra da Primeira Guerra Mundial”.
A vida de Ellen Mackenzie e Brian Fraser não é de todo novidade para quem acompanhou as já existentes sete temporadas da série. Afinal, foi o próprio Jamie que detalhou o romance proíbido dos seus pais na primeira temporada de “Outlander”, sugerindo que tinham ambos fugido das suas respectivas famílias e teriam vivido escondidos até Ellen ficar grávida do seu primeiro filho, forçando estas famílias a aceitar a sua união.
Já dos pais de Claire pouco se sabe, mas a decisão de contar também estas vidas em televisão será certamente bem-vinda, já que o criador e produtor das séries deste universo, Matthew B. Roberts, revela que é um guião que deixa os membros da equipa bastante “entusiasmados” para que “os fãs descubram e se apaixonem por estas personagens da mesma forma que se apaixonaram por Claire e Jamie”.
Há novas personagens, mas e caras conhecidas?
No passado mês de Janeiro, teve início a produção de “Outlander: Blood of My Blood”, espoletando várias revelações quanto à nova série, sendo a principal o facto de já estar definido o elenco para as quatro personagens que irão tomar as rédeas destas duas histórias contadas em tempos diferentes.
Numa publicação na rede social Instagram, a rede Starz revelou que Ellen Mackenzie e Brian Fraser iriam ser interpretados por Harriet Slater e Jamie Roy, respectivamente, e que Hermione Corfield e Jeremy Irivine iriam dar vida a Julia Moriston e Henry Beauchamp.
Apesar das diferenças de espaços temporais, as teorias no mundo online são muitas e, segundo avança o site Business Insider, há uma probabilidade elevada de que os fãs sejam presenteados com a presença de personagens já conhecidas do universo de Diana Gabaldon.
Dougal, Colum e Jocasta Mackenzie irão provavelmente apresentar-se ao serviço, bem como Murtagh Fitzgibbons mas, tendo em conta que a nova produção irá decorrer três décadas antes da realidade de Jamie e Claire, é muito provável que não sejam os mesmos actores e actrizes a protagonizar essas personagens.
Ainda que a história seja sobre os pais das personagens principais, nada detém os fãs de especular que Sam Heughan ou Caitriona Balfe possam fazer uma aparição mágica. Afinal, de que serve imaginarmos a possibilidade das viagens no tempo, se não pudermos sonhar com todas a possibilidades?
No entanto, numa entrevista à revista Esquire, Heughan foi muito claro, afirmando que tudo o que podia avançar é que não irá “estar presente [na série]” mas que talvez existisse uma versão mais nova de Jamie Fraser no decorrer dos episódios. De qualquer forma, o actor partilha do mesmo sentimento dos fãs, sugerindo que “afinal de contas, é [sobre] viagens no tempo” e tudo poderá ser possível.
A produção de “Outlander: Blood of My Blood” já começou
Com a produção a ter início no dia 22 do primeiro mês de 2024, a expectativa é de que a série não chegue aos ecrãs antes de 2025, sendo que provavelmente só irá para o ar após o término da 8.ª temporada de “Outlander”.
Num comunicado de imprensa, a rede Starz confirmou que “Outlander: Blood of My Blood” irá, para já, ser uma temporada de 10 episódios, sem nunca confirmar se estão ou não planeadas mais temporadas.
A presença da autora Diana Gabaldon no local de produção vem com grande entusiasmo, já que foi a própria que partilhou no seu site que estava “a gostar” de tudo o que estava a ver.
Diana Gabaldon confirmou em 2022 que continua a trabalhar arduamente no 10.º livro de “Outlander”, que será também o final da saga literária, e que também está a produzir novos livros sobre o universo, incluindo um que aborda a história dos pais de Jamie.
A 8.ª e final temporada de “Outlander” ainda não tem data de estreia e presume-se que seja uma adaptação do 8.º livro de Gabaldon, intitulado “Written in My Own Heart’s Blood”.