Estreia hoje, 2 de Abril, uma mini-série dedicada àquela que é descrita como a “burla do século”. Em “D’argent et de Sang” (“Sangue e Dinheiro” na tradução para português), recuamos até 2009 para acompanhar Simon Weynachter, director do Serviço Nacional das Alfândegas Judiciais de França, que descobre uma fraude aparentemente vulgar relacionada com o IVA.
Mas “aparentemente” é palavra-chave nesta produção com apenas 12 episódios e que chega agora ao TVCine Edition. É que aquilo com que Simon Weynachter não contava é que a fraude com que se deparou era, na verdade, um esquema fraudulento de licenças de emissão de carbono que lesou o Estado francês em 283 milhões de euros.
Desenvolvida a partir do livro hómonimo de 2018, escrito pelo jornalista Frabrice Arfi, “D’argent et de Sang” tem por base uma história real (respondendo a uma das grandes tendências do mundo audiovisual).
A mini-série conta com Vincent Lindon no papel principal, actor que tem feito carreira na sétima arte (“Titane”, “Un Autre Monde” ou “Quelques Heures de Printemps”), mas que se vira agora para a televisão para protagonizar este thriller criminal cinemático, como é descrito em comunicado.
O elenco conta ainda com nomes como Niels Schneider, Ramzy Bédia, David Ayala, Olga Kurylenko, Judith Chemla e André Marcon.
O primeiro episódio desta produção Studio Canal é exibido hoje às 22h10, ficando depois disponível no serviço de vídeo on-demand TVCine+. Todas as terças-feiras será transmitido um novo capítulo.