O ano era 2017 quando o movimento #MeToo ganhava velocidade na indústria do entretenimento de Hollywood, mas os últimos seis anos têm desvendado cada vez mais casos de assédio no meio. Desta vez, com “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV”, falamos de uma situação muito peculiar… que envolve crianças.
Não há criança dos anos 90/2000 que não se recorde pelo menos de uma série transmitida e produzida pelo canal Nickelodeon: “All That”, “The Amanda Bynes Show”, “Drake & Josh” ou mais tarde “Zoey 101” fizeram parte das manhãs ou tardes de muitos miúdos que se sentavam em frente à televisão. Mas, afinal, e por detrás de toda a comédia, o que estava na contraluz?
“Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV” é uma série documental de cinco episódios, produzida pelo canal ID, que explora os meandros do tóxico ambiente de trabalho das produções Nickelodeon encabeçadas pelo “produtor-maravilha” Dan Schneider – e de como esse ambiente tóxico fomentou um espaço permissivo para comportamentos abusivos e crimes de pedofilia ganharem espaço.
Desde testemunhos de argumentistas e funcionários, a relatos contados na primeira mão pelas crianças, agora adultos, vítimas dos abusadores – tanto sobre Dan Schneider como sobre os produtores posteriormente acusados de pedofilia -, “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV” é um autêntico abre-olhos para a realidade que estas crianças que foram actores e actrizes no canal viveram.
A escola que abriu as portas da fama a nomes como Ariana Grande, Drake Bell, Keenan Thompson ou Amanda Bynes foi também a escola que viu alguns dos seus alumni a lidar com problemas de alcoolismo e toxicodependência.
Durante os quatro episódios já disponíveis, esta série documental procura explorar alguns dos motivos que possam estar por detrás dessa tendência, através de exemplos reais, casos jurídicos, relatos na primeira pessoa e uma perspectiva investigativa assim oferecida pela publicação Business Insider.
Os primeiros episódios de “Quiet on Set: The Dark Side of Kids TV” estão disponíveis na plataforma de streaming HBO Max, com um quinto episódio ainda por estrear.