Foi no passado dia 12 de Abril que foram revelados os nomeados para a 13ª edição dos Prémios Sophia. Os galardões atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) têm como missão premiar o que de melhor se fez no audiovisual nacional ao longo do último ano, contando com produções exibidas entre dia 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano anterior à edição da gala.
Num evento de revelação apresentado pelos actores Filipa Areosa e Francisco Froes, ao lado de Paulo Trancoso e Carla Chambel – presidente e vice-presidente da APC, respectivamente – na sala de Cinema Fernando Lopes na Universidade Lusófona em Lisboa, os finalistas dos Prémios Sophia foram divulgados em diversas categorias que incluem curta-metragem, direcção de arte, guarda-roupa, série/telefilme, entre outras.
Para a categoria de melhor série/telefilme, destacam-se as produções “Cavalos de Corrida”, “Emília”, “Salgueiro Maia – O Implicado” e “Rabo de Peixe”. As primeiras três produções têm o cunho RTP e a última destaca-se como produção Netflix. A passada edição de 2023 contou com “Causa Própria” como grande vencedora deste prémio.
A lista completa de nomeados pode ser consultada através do site oficial da Academia Portuguesa de Cinema.
Os vencedores serão anunciados no dia 26 de maio no Casino Estoril com a 13ª cerimónia de entrega dos Prémios Sophia a ser transmitida em directo na RTP2, com o tema “Cinema é Liberdade”.