Nem sempre aquilo que deixa uma marca nos espectadores é a história, os actores, a cinematografia ou os efeitos especiais de uma série, mas sim a banda sonora ou até uma música em específico. Pode ser o genérico que não ouvimos há anos, mas ainda sabemos trautear, ou aquela melodia que imediatamente nos faz lembrar determinada cena e personagens, levando o nível de nostalgia ao máximo.
É provável que isto já tenha acontecido a todos nós pelo menos uma vez na vida, em especial com as séries que marcaram a nossa infância e adolescência. Também poderá suceder estarmos num festival a ouvir bandas e artistas que conhecemos ou a descobrir novos e de repente sermos transportados para os finais de tarde em frente à televisão depois da escola ou para as manhãs de fim-de-semana quando o importante não era dormir ou brincar, mas sim não perder o novo episódio.
Este poderá ser o caso já na 10ª edição do Rock in Rio Lisboa onde, a par de artistas internacionais mundialmente conhecidos, sobem a palco vários nomes portugueses que já foram banda sonora de programas televisivos que fizeram parte da vida de várias gerações. Quem sabe, talvez algumas destas músicas sejam tocadas no festival. Vamos a uma viagem pelo tempo?
Bandas e músicos portugueses no Rock in Rio Lisboa 2024:
Xutos & Pontapés (“Lua Vermelha”)
Os Xutos & Pontapés já por cá andam há vários anos – há 45, para sermos precisos –, portanto seria de esperar que a banda portuguesa já tivesse participado em pelo menos uma banda sonora da televisão nacional. É precisamente esse o caso com “Ai se ele cai”, que foi integrada em “Lua Vermelha”, da SIC. Despertámos alguma memória? A banda inaugura a comemoração dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa, logo a 15 de Junho.
Pluto (“Lua Vermelha”)
Ainda no tópico “Lua Vermelha”, quem viu esta série com vampiros, lobisomens e humanos num colégio interno em Sintra também poderá ter algures guardado “A Vida dos Outros” dos Pluto, que actuam igualmente no primeiro dia do festival que se muda para o Parque Tejo. “Eu não conto a ninguééééém” soa familiar?
Blind Zero (“Morangos com Açúcar”)
Se por acaso estavam a estranhar “Morangos com Açúcar” ainda não ter sido mencionada, não temam. Certamente as primeiras notas características de “Slow Time Love” dos Blind Zero serão sinónimo de teletransporte até aos primeiros anos deste século e aos dramas que assolavam os jovens alunos. O Rock in Rio Lisboa recebe a banda portuguesa a 15 de Junho.
Fonzie (“Morangos com Açúcar”)
E antes de dizermos adeus à série juvenil com nome de fruta, não vamos esquecer os temas “Gotta Get Away” e “Crashin’ Down” da banda de rock Fonzie, que também pudemos ouvir em diferentes momentos de “Morangos com Açúcar”. É possível reviver velhos tempos a 22 de Junho no Rock in Rio.
Ornatos Violeta (“Uma Aventura”)
Ornatos Violeta também já por cá andam há uns quantos anos e se músicas como “Chaga” ou “Dia Mau” são facilmente identificáveis como pertencendo à banda portuguesa para muitos, para outros tantos serão sinónimo de… exacto, “Uma Aventura”. A adaptação televisiva dos livros com o mesmo nome conta com estas duas faixas na banda sonora e ainda com “O.M.E.M.”, “Fim da Canção” e “Deixa Morrer”. O grupo sobe ao palco do Rock in Rio Lisboa a 22 de Junho.
Diego Miranda (“I Love It”)
Deixamos no passado a primeira década do século XXI e entramos nos anos 2010’s. Já se pode dizer assim ou ainda é muito cedo? Enfim, foquemo-nos no que interessa: “I Love It”. Exibida originalmente em 2013 na TVI, esta foi uma aposta do canal para chamar de novo o público jovem à estação enquanto uma espécie de “Skins” portuguesa, mas menos pesada. Se resultou? Bem, é uma história para outro dia. O que interessa aqui é que o DJ Diego Miranda, que vai animar o Rock in Rio Lisboa no dia 16 de Junho, deu música à série com “Say Yeah” ao lado de Peetah Morgan.
Carolina Deslandes (“Massa Fresca”, “I Love It”)
E para terminar esta trip down memory lane, evocamos outra série que será recordada talvez apenas pelo espectadores (um pouco) mais novos. Não, não estamos a chamar velhos a ninguém, mas… Os 30 já bateram à porta? Se a resposta é “Sim” ou “Não, mas quase”, então “Massa Fresca” será somente um tipo de alimento e não uma série, também da TVI. Foi para o ar em 2016 e tinha como protagonista Mafalda Marafusta no papel de Maria, uma jovem que trabalha na Telepizza para pagar dívidas, mas que se vê envolvida na vida de uma família de 5 irmãos que ficam órfãos.
A par de ter muitos momentos musicais, já que a protagonista sonha estudar canto em Londres, a banda sonora conta ainda com a música “Heaven” de Carolina Deslandes, que actua no Rock in Rio Lisboa a 22 de Junho. A cantora também pode ser ouvida em “I Love It” com “Maus Hábitos”.