Operação policial na Comic Con San Diego detém 14 suspeitos de tráfico humano

O procurador-geral da Califórnia salienta que os traficantes sexuais aproveitam-se de eventos em grande escala para potenciar as suas actividades criminosas.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing Operação policial na Comic Con San Diego detém 14 suspeitos de tráfico humano
SCOTT RODGERSON / UNSPLASH

Foi entre os dias 25 e 27 de Julho que decorreu mais uma edição da Comic Con San Diego, nos EUA, juntando mais de 130 mil pessoas em torno da cultura pop. Mas entre a celebração dos universos da televisão, cinema, anime e cosplay decorria uma operação secreta de uma equipa especializada em tráfico humano do Departamento de Justiça da Califórnia, que deteve 14 suspeitos e resgatou 10 vítimas de tráfico sexual, incluindo uma jovem de 16 anos.

Os polícias marcaram presença no evento, disfarçados de compradores interessados em sexo para contactarem com potenciais vítimas, ao mesmo tempo que colocaram anúncios falsos de solicitação sexual para atrair potenciais compradores criminosos. No final dos três dias de Comic Con tinham sido detidos 14 indivíduos criminosos por solicitação e nove potenciais vítimas adultas, além de uma menor de 16 anos.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, afirma, em comunicado partilhado pela NBC News, que os traficantes sexuais «capitalizam eventos de grande escala, como a Comic Con, para exportar as suas vítimas, com fins lucrativos». De acordo com o responsável, «estas detenções enviam uma mensagem clara a potenciais infractores de que o seu comportamento criminoso não será tolerado».

A San Diego Comic Convention, por sua vez, disse à NBC San Diego que os resultados da operação foram “muito perturbadores” e que não tinha conhecimento da sua dimensão.

“É nosso entender que as detenções foram feitas fora do evento. Trabalhamos em estreita colaboração com uma variedade de entidades responsáveis ​​pela aplicação da lei ao longo do ano e estamos prontos para ajudar de todas as formas que pudermos”, acrescenta a entidade responsável pela convenção.