25 de Abril é uma data cheia de significado em Portugal. Para a assinalar, a RTP lança uma nova série que traz aos espectadores mais uma perspectiva sobre esta época para sempre marcada na vida e história dos portugueses. Dá pelo nome de “Daqui Houve Resistência” e chega ao pequeno ecrã precisamente no feriado nacional, sendo exibida diariamente até dia 2 de Maio.
Ao longo de cinco episódios é retratada a luta contra a ditadura em Portugal a partir de diferentes locais, numa óptica descentralizada da resistência anti-fascista. A série explora os sacrifícios e a coragem de operários, estudantes, militares e activistas políticos ao enfrentarem a repressão do regime de Salazar, que irão contribuir para as transformações sociais e políticas do país com a Revolução dos Cravos de 1974.
Através de testemunhos reais, a série revela como, em várias localidades, a resistência ao fascismo teve diferentes formas, desde a clandestinidade política até às acções mais directas. Ao focar-se em figuras anónimas e em movimentos menos conhecidos, “Daqui Houve Resistência” reforça a ideia de um retrato humano e plural do caminho para a liberdade, mostrando que a mudança nasceu de múltiplos pontos do país e de quem ousou resistir.
No elenco encontram-se nomes como António Durães, João Pedro Vaz, Miguel Borges, Diana Sá, João Nunes Monteiro, Carolina Amaral, Nuno Nolasco, Joana Ribeiro, António Capelo, Paulo Calatré, Hugo Nicolau, Valdemar Santos, Miguel Moreira, Emília Silvestre, entre outros. Uma produção de Bando à Parte de Rodrigo Areias, com realização de Edgar Pêra e Carlos Amaral.