Se até agora as novas aventuras de “Doctor Who” teimavam em chegar a território português, uma parceria entre o canal britânico BBC e a plataforma de streaming Disney+ vai mudar essa realidade. A partir de 2023, todas as novas temporadas da série de longa data de ficção científica vão ser disponibilizadas a nível mundial exclusivamente através do streamer. No Reino Unido e na Irlanda a transmissão continuará sob alçada da BBC.
A nova colaboração entre a BBC e a Disney Branded Television chega numa altura em que a “visão ousada” do showrunner Russell T. Davis regressa à produção para guiar a TARDIS em 2023. O profissional foi o responsável por reavivar “Doctor Who” em 2005, 16 anos depois da estreia da última temporada, e é-lhe atribuído o mérito por catapultar a série para as luzes da ribalta na pop culture da actualidade.
«Eu adoro esta série e isto é o melhor de dois mundos – com a visão e o entusiasmo da BBC e do Disney+ podemos lançar a TARDIS no mundo inteiro, alcançando uma nova geração de fãs, ao mesmo tempo que mantemos a nossa casa tradicional firme no Reino Unido com a BBC», comenta, em comunicado, Russell T. Davis.
Por sua vez, Alisa Bowen, presidente do Disney+, salienta que esta é uma oportunidade de levar a série a mais de 150 mercados internacionais. «A série é uma adição perfeita ao catálogo de conteúdo global que continua a fazer do Disney+ a casa de narrativas excepcionais.»
“Doctor Who” foi para o ar em 1963, contando a história de um Senhor do Tempo, um ser extra-terrestre que aparenta ser humano. O Doctor, como é apelidado, viaja pelo tempo e pelo espaço numa nave chamada TARDIS encontrando sempre uma situação insólita para resolver ou uma força malévola para combater. No total, a personagem já foi interpretada por 13 actores diferentes e a série conta com 13 temporadas desde 2005.