Justin Roiland afastado de “Rick & Morty” e “Solar Opposites”

O co-criador e voice actor das séries animadas foi pública e oficialmente acusado de violência doméstica no passado dia 12 de Janeiro.

You are currently viewing Justin Roiland afastado de “Rick & Morty” e “Solar Opposites”
RACHEL LOVINGER

A distribuidora Adult Swim e o canal Hulu cortaram ligações com o co-criador da série animada “Rick & Morty”, Justin Roiland, como resposta a acusações de violência doméstica que recaem sobre o próprio.

No seguimento de um caso que se manteve oculto do público durante dois anos, o co-criador e voice actor de “Rick & Morty” e “Solar Opposites” foi acusado de violência doméstica e subjugação a cativeiro por coerção, agressão e fraude. De acordo com o site norte-americano Deadline, foi submetida uma queixa anónima em Maio de 2020, relativamente a uma situação que terá acontecido em Janeiro desse mesmo ano.

«Para clarificar, para além de o Justin [Roiland] ser inocente, temos também a expectativa de que esta situação seja arquivada assim que o promotor da justiça complete o seu trabalho de revisão metódica das provas», avança o advogado de Roiland, T. Edward Welbourn. «Esperamos poder resolver esta situação prontamente e ajudar a limpar o nome de Justin, para que ele possa seguir em frente com a sua vida.»

Imediatamente após exposição pública do caso, não houve qualquer reacção ou comentário da agência do profissional, da distribuidora de “Rick & Morty”, Adult Swim, ou do canal que originalmente transmite a série nos Estados Unidos da América – a Hulu.

As reacções à acusação de Justin Roiland

Recentemente, a Adult Swim revelou que iria cortar relações com o co-criador da série. «A Adult Swim terminou a sua associação com Justin Roiland», diz em comunicado Marie Moore, vice-presidente de comunicações, de acordo com o site The Hollywood Reporter. À distribuidora seguiram-se o canal Hulu e o estúdio de televisão 20th Television Animation, este último casa da série “Solar Opposites”.

Em menos de 24 horas, seguiu-se um comunicado semelhante da parte do canal Hulu – que transmite “Rick & Morty” e “Solar Opposites” – e do estúdio 20th Television Animation. “Terminamos a nossa associação com Justin Roiland”, avançaram as entidades. Também a série “Koala Man”, recentemente estreada na plataforma de streaming Disney+ em Portugal, não irá contar mais com o criador, uma vez que é também uma produção Hulu.

Justin Roiland, por sua vez, será submetido a uma audiência no dia 27 de Abril. Apesar de não haver ainda data marcada para levar o caso a tribunal, o co-criador das séries animadas de sucesso pode vir a ser condenado a sete anos de prisão caso seja considerado culpado.

“Rick & Morty” e “Solar Opposites”

Tanto “Solar Opposites” como “Rick & Morty” irão continuar sem a presença de Justin Roiland e, na sequência das decisões das entidades envolvidas, será encontrado outro actor para dar voz às personagens Rick e Morty em “Rick & Morty” e Korvo em “Solar Opposites”. Em Portugal, “Rick & Morty” é transmitida pela plataforma de streaming HBO Max e “Solar Opposites” faz parte do catálogo da plataforma Disney+.

“Rick & Morty” explora as aventuras dos membros da família Smith, constituida pelos pais Jerry e Beth, os filhos Summer e Morty e o pai de Beth – Rick Sanchez, que vive com a família em Seattle. Rick e Morty, que é uma homenagem inegável aos filmes “Back To The Future”, junta avô e neto em viagens por vários planetas e planos dimensionais por portais do tempo e do espaço através do veículo voador de Rick.

Já “Solar Opposites” reune uma família de extraterrestres que se vê ancorada na Terra e forçados a criar uma vida num novo planeta. Entre os quatro, a discórdia é abundante e recorrente entre os que adoram e os que odeiam a vida terrestre. A 5ª temporada da série está prevista chegar em 2023.