Estreou no passado dia 16 de Março a série documental “PJ7” na RTP. Uma docuserie que explora alguns casos mediáticos de polícia em Portugal, especialmente no que à investigação criminal concerne.
“PJ7” é um relato único e retratado na primeira pessoa, através dos inspectores que estiveram a cargo das investigações destes casos. A série tem oito episódios e cada episódio retrata um caso conhecido do público português: Rei Ghob, Gangue do Vale do Sousa, Anonymous, Operação Levante, Meia Culpa, Remédio Santo, Homicídio do Rio Trancão e Violador de Telheiras – que correspondem aos títulos de cada episódio.
Para além de conter relatos dos investigadores a cargo de cada uma destas investigações, a história de cada caso é colocada com um fio condutor muito claro, acompanhado de imagens de arquivos e de todos os detalhes relevantes que foram necessários e fundamentais para resolver cada um destes crimes (ou conjunto de crimes) que marcaram a televisão mediática portuguesa.
O primeiro episódio, transmitido na RTP na passada semana e que está disponível na plataforma RTP Play, conta, por exemplo, o caso de Rei Ghob com uma explicação compreensiva e detalhada sobre todos os momentos, suspeitas e passos necessários para a detenção de Francisco Leitão, que se auto intitulou de Rei Ghob.
A série documental “PJ7” conta com a realização de Paulo André Ferreira e é uma produção da Skydreams Entertainment para a RTP. A colaboração na íntegra da Direcção Nacional da PJ e da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária foi fundamental para que a veracidade de “PJ7” seja autenticada. Desta forma, garante ao espectador a visão possível mais aproximada dos factos, assim como a complexidade de uma investigação criminal do género a cargo da Polícia Judiciária.
“PJ7” é transmitida desde o dia 16 de Março de 2023, todas as quintas-feiras, a partir das 22h45 em episódio duplo na RTP1. Todos os episódios estarão disponíveis também na plataforma RTP Play.