Disney+ nomeia uma nova presidente. É o único streamer com uma mulher no topo

Alisa Bowen é a nova responsável pela plataforma a nível global e a única mulher a liderar um dos cinco grandes streamers.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing Disney+ nomeia uma nova presidente. É o único <i>streamer</i> com uma mulher no topo
DR

Alisa Bowen é um nome que provavelmente não te diz nada, mas trata-se da nova presidente da plataforma de streaming Disney+ a nível global. Além disso, é a única mulher ao leme de um streamer, pelo menos no que diz respeito aos cinco grandes disponíveis em Portugal – HBO Max, Netflix, Apple TV+, Prime Video e Disney+.

A nova responsável já fazia parte da The Walt Disney Company desde 2019, quando a plataforma foi lançada, estando responsável pelas operações comerciais mundiais dos restantes streamers da empresa (Hulu, ESPN+ e Star+).

Agora, Alisa Bowen irá trabalhar em estreita colaboração com os líderes de toda a Disney, de forma a “gerar um foco contínuo de inovação”, diz a empresa, citada pela Variety. Com o novo cargo, Bowen já será responsável pelo lançamento do plano de subscrição do Disney+ com publicidade nos EUA, a 8 de Dezembro, assim como o portefólio de conteúdo do streamer.

«A Alisa tem sido um membro indispensável da nossa equipa líder desde o começo do Disney+», diz, citado pela mesma fonte, Michael Paull, presidente de direct to consumer na Disney Media Entertainment & Distribution. «Ela tem uma combinação rara e valiosa de conhecimento institucional profundo, visionismo e uma visão global assente num grande foco no nosso consumidor, o que é perfeito para este cargo. Estou confiante que de que terá um impacto positivo de imediato no negócio.»

Um cargo de “lobos”

A promoção de Alisa Bowen para o cargo de presidente de uma das maiores plataformas de streaming do mundo representa a estreia de uma mulher na liderança do formato de visionamento de conteúdos video on-demand.

Até então, a Prime Video era a única que contava com um nome feminino num lugar de topo. Soumya Sriraman foi nomeada head of Prime Video Channels nos EUA em 2020, cargo que ocupou durante dois anos. Agora, a profissional vai deixar a empresa para se tornar presidente de streaming do Qurate Retail Group, um grupo de comunicação norte-americano.

A Netflix, a HBO Max e a Apple TV+ são todas presididas por homens, nomeadamente Reed Hastings, David Zaslav e Tim Cook, respectivamente.

1 / 5
Alisa Bowen, presidente do Disney+ | DR
2 / 5
Soumya Sriraman, ex-head of Prime Video Channels | QURATE RETAIL GROUP
3 / 5
Reed Hastings, CEO da Netflix | DR
4 / 5
David Zaslav, CEO da HBO Max | WARNER BROS.
5 / 5
Tim Cook, CEO da Apple TV+ | DR