Os NFTs podiam parecer já coisas de um passado pouco longínquo, mas a verdade é que continuam bem presentes na vida contemporânea e a prová-lo está a aposta da HBO e da Warners Bros. Discovery em itens digitais coleccionáveis da série “Game of Thrones”. A notícia é avançada pela Variety, que revela que a Warner Bros. Discovery vai lançar uma colecção destes artigos intitulada “Game of Thrones: Build Your Realm”. Os interessados poderão comprá-los, trocá-los e vendê-los.
A empresa de media vai colaborar com a Nefty’s, que faz a gestão de uma plataforma de NFTs dedicada às comunidades de fãs. Contudo, ainda nada se sabe sobre a data de lançamento da aposta ou os valores envolvidos.
Para os mais desatentos ou a quem estas evoluções tecnológicas possam passar ao lado, os NFTs são non-fungible tokens e existem apenas no espaço cibernético, mais concretamente no mercado financeiro de criptomoedas. O NFT funciona como “um certificado digital de unicidade, que garante ao seu detentor a propriedade sobre o original de uma coisa não fungível, isto é, uma coisa cujo valor não pode ser reposto ou substituído por outra, ainda que materialmente igual”, explica o Blog FNAC.
De acordo com as entidades envolvidas, o lançamento da colecção vai disponibilizar no mercado avatares únicos inspirados no mundo criado por George R. R. Martin. Além disso, os consumidores poderão também adquirir acessórios, como armas e companheiros, para que seja possível melhorar o avatar. Posteriormente, ficarão à venda “actividades temáticas, interacção local e coleccionáveis digitais adicionais”, que passam por “momentos icónicos, localizações e personagens”.
«O nosso objectivo para os fãs é criar formas de interagirem com as histórias e personagens que adoram», diz Josh Hackbarth, responsável pelo desenvolvimento comercial de NFTs na Warner Bros. Discovery, em comunicado. «Estamos entusiasmados por expandir a comunidade e o franchise de ‘Game of Thrones’ com este programa de coleccionáveis digitais único que permitirá aos fãs imergir no mundo de Westeros.»