Chegou um novo serviço de streaming cheio de novidades: a plataforma que hoje em dia se conhece por HBO Max vai ganhar uma nova vida sob o nome Max. A novidade foi avançada pela própria Warner Bros. Discovery durante o decorrer do evento de imprensa intitulado Warner Bros. Discovery Streaming Product Press Event.
A nova plataforma Max aparece com um lema muito claro: “O serviço a ver em cada momento e estado de espírito”. Esta abordagem, de acordo com o comunicado de imprensa, lança-se com o intuito de se tornar uma junção entre conteúdo HBO Originals, filmes com o cunho Warner Bros., Max Originals, universo DC, Wizarding World de Harry Potter, assim como apresentar um catálogo mais amplo que inclui mais produções direccionadas a crianças e também programas de variedade dos canais HGTV, Food Network, Discovery Channel, TLC, etc.
«Dos maiores super-heróis aos campeões da vida real; dos dramas que moldam a cultura ao entretenimento que molda o gosto; de reinos fantásticos aos mundos mais realistas, Max oferecerá uma variedade inigualável de opções», avança JB Perrette, presidente e CEO do departamento de Global Streaming & Games da Warner Bros. Discovery. «Esta nova marca supõe uma grande mudança de dois produtos mais limitados, HBO Max e Discovery+, para uma proposta para o consumidor e oferta de conteúdo mais amplas. Embora cada produto atenda a algumas necessidades específicas, Max terá uma ampla gama de opções de qualidade para todos e cada um.»
Para esta nova plataforma, a Warner Bros. Discovery promete algumas mudanças. Com as restruturações, Max será uma experiência melhorada de vídeo, irá oferecer um catálogo de conteúdo em formato 4K UHD, uma personalização de perfil e navegação mais simplificada e mais granular e até uma melhor experiência no que toca a conteúdo para crianças.
Novas séries a caminho da Max
Para além do rebranding da plataforma, durante o evento ainda foram revelados alguns dos novos projectos que a Warner Bros. Discovery vai abraçar com estas mudanças. Chega finalmente a confirmação de que irá avançar a série inspirada na obra de “Harry Potter”, uma prequela do universo “Game of Thrones” e ainda uma série spin-off da saga de terror “The Conjuring”, entre muitos outros que se juntam agora aos previamente anunciados planos para o Universo DC que irão fazer parte deste catálogo:
“Harry Potter”: Está garantida uma série inspirada nas obras literárias “Harry Potter” da autora J.K. Rowling. Após ter sido recentemente anunciado um acordo entre a Warner Bros. Discovery e a autora, a gigante do audiovisual confirma que este novo projecto em desenvolvimento será uma «fiel adaptação dos adorados livros de ‘Harry Potter’» e que cada temporada corresponderá a um dos livros da saga. De acordo com o chairman e CEO da HBO e Conteúdos Max, Casey Bloys, o objectivo é oferecer aos espectadores «a oportunidade de descobrir Hogwarts numa perspectiva totalmente nova». A série irá contar com a autora J.K. Rowling como produtora executiva.
Spin-off de “The Big Bang Theory”: Ainda sem nome, este spin-off traz o criador da série original, Chuck Lorre, de volta ao mundo de Sheldon, Leonard, Penny, Amy, Bernadette, Howard e Raj. A aposta marca a segunda incursão na expansão deste universo após “Young Sheldon”, a prequela que conta a infância e pré-adolescência do protagonista de “The Big Bang Theory”.
“Game of Thrones: A Knight of the Seven Kingdoms”: a nova prequela do universo criado por George R.R. Martin decorre um século antes dos eventos da série-mãe e acompanha dois improváveis heróis que vagueiam por Westeros – Ser Duncan the Tall, um jovem ingénuo, mas corajoso cavaleiro, e o seu pequeno escudeiro, Egg. Numa época em que a linhagem Targaryen ainda ocupa o Trono de Ferro e a memória do último dragão permanece viva, inimigos poderosos e façanhas perigosas aguardam estes amigos. O spin-off é escrito e produzido por George R.R. Martin e Ira Parker. Ryan Condal e Vince Gerardis serão os produtores executivos.
Spin-off de “The Conjuring”: o mundo assombrado de “The Conjuring” vai passar do grande ecrã para o pequeno com uma aposta televisiva ainda sem nome. De acordo com a Max, esta expansão dá continuidade à história criada para o cinema com a produção executiva de Peter Safran, produtor de “The Conjuring” e James Gunn.
“Rick and Morty: The Anime”: após a polémica que envolveu o criador da série de animação da Adult Swim, as aventuras destas duas personagens estão de volta, mas em versão anime. Numa publicação no Twitter, a plataforma de streaming revelou apenas que as caras são as mesmas, mas os lugares diferentes. A série deverá estrear ainda este ano.
Para além dos novos projectos anunciados, que estão agora a começar a ganhar vida, foram ainda reveladas imagens e trailers de algumas séries que estão neste momento em fase de produção com estreia prevista na plataforma Max em 2023 e 2024:
“The Sympathyzer”: Protagonizada pelo actor Robert Downey Jr., esta produção já ganhou um primeiro teaser trailer. Baseada na obra literária homónima de Viet Thanh Nguyen, vencedor de um prémio Pulitzer com a obra que inspira a série, “The Sympathyzer” traz ao pequeno ecrã um thriller de espionagem e sátira multicultural enquanto acompanha a luta diária de um espião comunista franco-vietnamita durante os dias finais da Guerra do Vietname e o seu consequente exílio dos Estados Unidos da América. No elenco, a série conta com Hoa Xuande, Fred Nguyen Khan, Toan Le, Vy Le, Alan Trong, Vy Le, Ky Duyen, Sandra Oh, e Robert Downey Jr., que veste também a pele de produtor executivo.
“The Penguin”: Esta produção, que faz parte do trabalho desenvolvido nos estúdios DC, irá dar continuidade à história da personagem Penguin como retratada por Colin Farrell na saga “The Batman” do realizador Matt Reeves, que encabeça também a realização desta nova série. O primeiro trailer revela uma cinematografia escura que conjuga com o tom que a nova produção da saga irá levar. Para além de Colin Farrell no papel principal, ao elenco juntam-se ainda Cristin Milioti, Rhenzy Feliz, Michael Kelly, Shohreh Aghdashloo, Deirdre O’Connell, Clancy Brown e Michael Zegen, entre outros.
“True Detective: Night Country“: O spin-off da aclamada série “True Detective” chega ainda em 2023. As detectives Liz Danvers e Evangeline Navarro, protagonizadas por Jodie Foster e Kali Reis, respectivamente, serão forçadas a confrontar os seus lados negros interiores quando, num longo inverno na cidade de Ennis no Alasca, os oito homens responsáveis pela estação de investigação Tsalal Arctic desaparecem sem deixar rasto. Para além de Foster e Reis, o elenco conta ainda com Fiona Shaw, Finn Bennett, Isabella Star Lablanc, Aka Niviâna, Anna Lambe, Joel D. Montgrand, Christopher Eccleston, e John Hawkes.
“The Regime”: Protagonizada por Kate Winslett, esta série é uma história que decorre ao longo de um ano no interior de um palácio que alberga um regime europeu moderno à medida que este começa a crescer. O trailer já foi revelado e prevê-se que esta nova produção chegue ao pequeno ecrã em 2024.
“SmartLess: On The Road”: Numa série documental de seis episódios, os actores Will Arnett, Jason Bateman, e Sean Hayes fazem uma tour pelos Estados Unidos da América enquanto gravam episódios do seu podcast “SmartLess”. De cidade em cidade pelos vários estados dos EUA, os actores vão contar com alguns convidados célebres como Conan O’Brien, Will Ferrell, Matt Damon, Jimmy Kimmel, Kevin Hart, Alexandria Ocasio-Cortez, David Letterman, entre outros.
Planos, preços e data de lançamento em Portugal
Novos conteúdos em séries de televisão não são a única alteração a ocorrer com esta mudança. Para além dos «mais de 40 novos títulos e temporadas todos os meses», a gigante do streaming Max vai trazer também algumas novidades no que concerne aos preços da sua subscrição e à migração para a nova plataforma.
Para já, sabe-se que os subscritores existentes da actual plataforma HBO Max terão acesso ao novo serviço Max pelo mesmo preço da sua assinatura HBO Max e continuarão a ter acesso às funções do seu plano actual durante um mínimo de seis meses após o lançamento da plataforma. Acresce ainda o comunicado de imprensa que os perfis, configurações, histórico de visualização e itens dos separadores “Continuar a Ver” e “A Minha Lista” dos subscritores HBO Max serão também migrados para a plataforma Max para que os utilizadores possam continuar a visualização sem perturbações.
No que concerne os preços, apenas estão disponíveis as informações relativamente aos novos planos de subscrição nos EUA, que passam de um único plano para três, com as seguintes condições:
Max Ad Lite – $9,99/mês ou $99,99/ano:
2 transmissões simultâneas, resolução de 1080p, sem downloads offline, qualidade de som surround 5.1
Max Ad Free – $15,99/mês ou $149,99/ano
2 transmissões simultâneas, resolução de 1080p, 30 downloads offline, qualidade de som surround 5.1
Max Ultimate Ad Free – $19,99/mês ou $199,99/ano
4 transmissões simultâneas, resolução de até 4K UHD, 100 downloads offline, qualidade de som Dolby Atmos
Em relação aos preços tabelados, mantém-se, no plano intermediário, o custo de 15,99$ previamente anunciado pela HBO Max para o formato antecessor de subscrição única. Quanto aos preços praticados em Portugal, o comunicado de imprensa revela apenas que “as informações locais do lançamento e detalhes do serviço serão fornecidas mais próximo da data”, pelo que ainda não há qualquer alteração para o ano de 2023.
Nos EUA, a campanha para a nova plataforma Max começa a partir de hoje, dia 13 de Abril, e a plataforma irá estar disponível em território norte-americano no dia 23 de Maio. Em Portugal e na Europa, a transição para a nova plataforma Max irá acontecer em 2024.