A RTP vai transmitir hoje, às 21h, a reportagem “Terra dos Tronos”, que revela os bastidores das gravações da série “House of the Dragon” em Portugal. No Verão de 2021, a aldeia histórica de Monsanto recebia, da noite para o dia, 750 novos habitantes, prontos a colocar este pequeno território nas bocas do mundo.
Tudo começou como um rumor que rapidamente se confirmou: a nova aposta da HBO no universo de “Game of Thrones” ia passar por terras lusitanas. Monsanto foi o local escolhido para representar Kings Landing em “House of the Dragon” – diferente, mas semelhante à cidade de Dubrovnik, na Croácia, que serviu de palco à predecessora “Game of Thrones”.
A RTP pegou nas câmaras e no microfone e pôs-se a caminho de Monsanto para mostrar os bastidores da passagem das gravações por Portugal de “House of the Dragon”, prequela de uma das séries mais aclamadas do planeta. De acordo com o canal público, apesar das grandes limitações de circulação a visitantes, o jornalista João Pedro Mendonça e o repórter de imagem António Antunes usaram o estatuto de “filhos da terra” para registar para televisão, em exclusivo, tudo o que lhes foi permitido testemunhar.
O resultado poderá, então, ser visto hoje na reportagem “Terra dos Tronos”, que promete provar aos espectadores que, “no duelo imaginário entre a ficção da HBO e a realidade de um lugar especial, Monsanto sai sempre a ganhar”.
“House of the Dragon” chegou aos pequenos ecrãs a 21 de Agosto deste ano e depressa conquistou o público e a crítica. A história foca-se na Casa Targaryen, decorrendo 176 anos antes dos acontecimentos de “Game of Thrones”, e narra as tensões políticas que, eventualmente, levará à queda da família dos dragões. Os novos episódios podem ser vistos semanalmente à segunda-feira, na HBO Max.