“His Dark Materials”, ou “Mundo Paralelos” como em Portugal é conhecida, foi mais uma das séries a marcar presença na Comic Con Portugal, com Dafne Keen e Amir Wilson. Os protagonistas da série HBO Max estiveram no evento dedicado à cultura pop no dia 10 de Dezembro e trouxeram a sua juventude inocente consigo para um dos dias mais populados do evento.
A passagem dos jovens actores foi curta, mas suficiente para que todos os fãs e imprensa pudessem ter oportunidade de colocar as suas questões e procurar desvendar, afinal, quais são os mistérios de “His Dark Materials”. «O maior dos desafios é mesmo trazer o lado humano da fantasia para o ecrã, para que fosse uma história mais humana», confessa Dafne sobre a série inspirada na obra homónima de Phillip Pullman. «Ambos lemos os livros, e muito da história está lá [na série]», revela Amir.
Dafne tem dado vida a Lyra Belacqua, personagem central de “His Dark Materials”, desde a 1ª temporada, ao passo que Amir Wilson apenas tomou parte mais visivel durante a 2ª temporada da série, dando vida a Will Parry. Ambos os actores cresceram durante as gravações da série, mas sentem que lidar com esse pormenor do estrelato ou da fama não tem sido uma jornada particularmente difícil. «Somos muito sortudos com a nossa fanbase», oferece Keen, que revela também que o elenco e equipa tentaram sempre ser muito protectores em relação a eles e, de certa forma, facilitou o seu crescimento neste meio.
O seu crescimento tomou proporções não só do ponto de vista da fama, mas também do ponto de vista pessoal. Entre aprender conceitos abordados na história como o lirre arbítrio e o destino, ou criar amizades para a vida, são algumas as lições que ambos partilham levar destes anos em gravações. Especialmente Amir Wilson que, segundo o próprio, viu o seu pai falecer pouco tempo antes de se ter juntado ao elenco da produção HBO e que, graças à série, e ao paralelismo com a sua personagem na série, cresceu nesse sentido. «Sinto que aprendi a lidar com o luto, ao protagonizar Will.»
“His Dark Materials” chega ao fim, e depois?
“His Dark Materials” chega ao fim na 3ª temporada e, durante o painel da Comic Con Portugal, ambos Dafne Keen e Amir Wilson tentaram responder o máximo possível a todas as mentes curiosas sem nunca revelar spoilers. «Podem esperar mais. Mais, é isso.», diz Dafne prontamente. Já Wilson acaba por revelar que se a 2ª temporada se passa apenas numa área, na 3ª exploram muito mais espaços físicos e que isso é, talvez, das coisas mais interessantes.
Entre as várias tentativas de descobrir tudo sobre os últimos episódios de “His Dark Materials”, cujos dois primeiros já estão disponíveis na HBO Max desde o dia 6 de Dezembro, também foi possível desvendar um pouco sobre o futuro que os jovens actores, quase adultos, esperam que lhes está reservado. Wilson confessa querer aproveitar algum tempo com amigos e família, num futuro mais imediato, mas Dafne é assertiva quanto ao seu desejo. «Quero poder representar papéis adultos. Tenho feito papéis de criança toda a minha vida, e mal posso esperar para dar vida a Mulheres», revela com um sorriso.
Após responderem a todas as questões do público, Dafne Keen e Amir Wilson não deixaram o painel sem antes descobrir que talvez um destes dias seja boa ideia visitar os Açores para umas férias.