“Cuba Libre” vai representar Portugal no Festival Internacional de Cinema de Berlim

A série portuguesa vai viajar até à Alemanha para integrar o Mercado de Séries da 73ª edição do evento. Na lista de participantes estão também outros títulos portugueses, da área cinematográfica.

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:2 mins leitura
You are currently viewing “Cuba Libre” vai representar Portugal no Festival Internacional de Cinema de Berlim
HOP! FILMS

A série portuguesa “Cuba Libre” vai viajar até à Alemanha para integrar o Mercado de Séries do 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que decorrerá de 16 a 26 de Fevereiro. A produção ficcional transmitida pela RTP é da autoria de Henrique Oliveira e vai assim representar Portugal ao lado de outras 15 apostas oriundas dos cinco continentes, avança o Instituto do Audiovisual e do Cinema (ICA).

Cuba Libre”, produzida pela Hop! Films, conta a história de Annie Silva Pais, filha única do último director da polícia política de Salazar, que se casou com um diplomata suíço e foi viver para Havana. No entanto, acaba por se apaixonar por Che Guevara e trocar a família pela revolução cubana.

O elenco conta com Beatriz Godinho, Margarida Marinho, Pierre Kiwitt, Adriano Luz, Lia Gama, Teresa Tavares, Marcantónio Delcarlo, José Raposo, Álvaro Correia, Salvador Nery, entre outros.

Mas a série portuguesa não é a única com carimbo português a destacar-se no festival, já que fazem parte da programação seis títulos cinematográficos com autoria e co-autoria nacional. “Cidade Rabat”, de Susana Norte, vai participar na secção não competitiva Fórum, enquanto os dois filmes de João Canijo “Mal Viver” e “Viver Mal” vão estar presentes na Competição Oficial e na Competição Encounters, respectivamente.

Além disso, as co-produções “AI: African Intelligence”, “Last Things” (co-produção entre Portugal, EUA e França) e “Míng tian bi zuo tian chang jiu” (“Tomorrow Is a Long Time”) estão também em competição no evento que se dedica à exploração artística e do entretenimento.

O Festival de Cinema de Berlim propõe-se a levar “as grandes estrelas do cinema internacional” à capital alemã e a descobrir novos talentos. De acordo com a descrição da organização, “acompanha cineastas de todas as disciplinas nos seus caminhos até à luz dos holofotes e apoia carreiras, projectos, sonhos e visões”.