“Dune” chegou às salas de cinema em 2021 com uma história de ficção científica protagonizada por Timothé Chalamet, Zendaya e Rebecca Ferguson. O filme de Dennis Villanueve reuniu boas críticas, contando com uma pontuação de 83% no Rotten Tomatoes e de 8.9 no IMDb, e arrecadando seis Óscares e cinco BAFTAs. Este universo mostrou-se tão promissor que foi anunciado um spin-off televisivo de seu nome “Dune: The Sisterhood”, para a HBO Max.
Contudo, a produção da série parece enfrentar agora alguns obstáculos, já que membros da equipa criativa e do elenco abandonaram o projecto. Johan Renck (produtor executivo de “Chernobyl”), que tinha a seu cargo a realização dos dois primeiros episódios, é um dos exemplos a par de Diane Ademu-John, criadora, co-showrunner e autora do guião do piloto de “Dune: The Sisterhood”, que deixa de parte o leme da série, embora se mantenha no projecto.
Da mesma forma, Shirley Henderson, que tinha sido confirmada como uma das actrizes principais, deixa o seu papel de Tula Harkonnen e coloca a produção em busca de outra artista para interpretar a personagem.
«’Dune: The Sisterhood’ entra agora numa pausa previamente agendada e dão-se, simultaneamente, algumas mudanças criativas na produção num esforço para criar a melhor série possível e sermos fiéis ao material que serve de inspiração», diz, citado pelo Deadline, um porta-voz da HBO Max.
De acordo com o mesmo site, estas mudanças poderão atrasar por vários meses a continuação da produção o que pode afectar as agendas dos actores envolvidos no projecto e criar ainda mais obstáculos às gravações e ao desenvolvimento da série. Além disso, não se sabe se o trabalha já feito por Johan Renck será de todo incluído no produto final, uma vez que a abordagem autoral do realizador não se encaixava com a visão da plataforma de streaming para a série.
“Dune: The Sisterhood” baseia-se na obra literária de Frank Herbert e decorre 10 mil anos antes da acsensão de Paul Atreides. A história segue as Harkonnen Sisters enquanto lutam contra as forças que ameaçam o futuro da humanidade e estabelecem a seita lendária conhecida como Bene Gesserit.
Quem se mantém de “Dune: The Sisterhood”
A série conta no elenco com Emily Watson como Valya Harkonnen, Indira Varma como imperatriz Natalya, Sarah-Sofie Boussnina como princesa Ynez, Shalom Brune Franklin como Mikaela, Faoileann Cunningham como Irmã Jen Aoife Hinds como Irmã Emeline, Chloe Lea como Lila, Travis Fimmel como Desmond Hart, Mark Strong como imperador Javicco Corrino, Jade Anouka como Irmã Theodosia e Chris Mason como Keiran Atreides.
Alison Schapker (“Lost”) é agora a principal responsável pela série produzida pela Legendary TV, que tinha iniciado as gravações recentemente em Budapeste, na Hungria. Ainda que não exista uma data de estreia concreta, a imprensa norte-americana avança que há a possibilidade de a prequela chegar aos pequenos ecrãs em Novembro de este para coincidir com a estreia do segundo filmes de “Dune”, também já em gravações no mesmo local.