Já são conhecidos os nomeados de mais uma edição dos prémios portugueses Sophia, que têm como missão destacar o que de melhor se fez no audiovisual nacional ao longo do último ano. Promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema, os galardões abrangem diversas categorias, de ficção e não-ficção, como série/telefilme, curta-metragem, maquilhagem e cabelos, guarda-roupa e direcção de arte, entre várias outras.
Apresentada por Lourenço Ortigão e Inês Castel-Branco, a gala de revelação decorreu na passada quarta-feira no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, e revelou os nomes e títulos que vão a competição para levar a estatueta para casa. Encarregues dos votos ficam os membros da Academia com quotas regularizadas, que farão a sua escolha de forma anónima através de uma plataforma criada para o efeito.
Na única categoria dedicada a séries de televisão e telefilmes dos Prémios Sophia encontram-se as produções “3 Mulheres – Pós Revolução”, “Causa Própria” e “Cuba Libre”, transmitidas pela RTP, e “Vanda”, disponível na OPTO.
A 2ª temporada de “3 Mulheres”, de Fernando Vendrell, já contava com uma nomeação para os AIP Cinema, na categoria de “Melhor Direção de Fotografia em Série TV ou Telefilme”, sendo que o galardão foi entregue a Fábio Mota, responsável pela imagem de “Praxx”, produção feita para a OPTO.
“Cuba Libre”, criada e realizada por Henrique Oliveira, também conta com algumas nomeações na carteira, tendo sido seleccionada para o Mercado de Séries da 73ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale e arrecadando quatro indicações aos Prémios Platino.
Conhece a lista completa de vencedores na página de Instagram da Academia Portuguesa de Cinema.