“Praxx”, “O Clube” e “Santiago”, assim como a série documental “Despojos de Guerra” da plataforma OPTO, foram reconhecidas internacionalmente, no passado dia 18 de Abril, pelos prémios New York Festivals – TV & Film Awards.
Em comunicado de imprensa, o Grupo Impresa, detentor da plataforma de streaming OPTO SIC, confirma que a 1ª temporada da série “Praxx” recebeu o prémio Bronze na categoria de Streaming, enquanto “O Clube”, “Santiago” e “Despojos de Guerra” foram finalistas. No caso de “Despojos de Guerra”, chegou à lista de finalistas em Documentary.
O New York Festivals – TV & Film Awards reconhece conteúdo na extensão de 50 países diferentes. Contemplando os vários aspectos das indústrias cinematográfica e televisiva, contém 14 grupos de categorias, de entre as quais Streaming e Documentary, que procuram reconhecer conteúdo inovador criado pelas novas gerações de contadores de histórias. O evento reune, assim, as melhores produções mundiais das indústrias de televisão e cinema e o júri que selecciona os vencedores é composto por mais de 200 produtores, realizadores, escritores/argumentistas e outros profissionais de media criativa, globalmente.
As séries OPTO distinguidas
“Praxx”, produzida pela Santa Rita Filmes, conta a história de seis jovens universitários que partem para a praia de São João da Cruz para celebrar a sua ascenção académica quando uma noite de diversão se torna em pesadelo com a morte de cinco dos jovens. Marta, a irmã de uma das vítimas, acredita veementemente que o acidente foi resultado de uma praxe que correu mal e está decidida a levar a sua investigação até à verdade.
“Santiago”, produzida pela 313 Features e Blanche Filmes, e com o cunho de César Mourão, retrata a vida de vários peregrinos em viagem pelo Caminho de Santiago, quando um serial killer vem perturbar o que pareceria ser uma peregrinação normal. Mistérios, crenças e mortes regam esta série que decorre entre Portugal e Espanha.
Já a série “O Clube” segue o dia-a-dia da melhor casa nocturna da capital. Este clube é conhecido por ter as mulheres mais bonitas e mais requisitadas da cidade e é, na realidade, um negócio onde todos ganham. De qualquer forma, o rumo deste clube parece estar a seguir por caminhos menos propícios ao sucesso. A série é produzida pela Santa Rita Filmes.
A série documental “Despojos de Guerra” , também finalista destes prémios, é uma produção Blabla Media, com o cunho da jornalista Sofia Pinto Coelho, que revela as histórias extraordinárias de espionagem, sobrevivência e romance durante a época da guerra colonial portuguesa em África, entre 1961 e 1974. Através de recurso a imagens de arquivo trabalhadas, esta docuseries procura dar palco aos heróis anónimos que enfrentaram a realidade da guerra e da descolonização.
As quatro produções portuguesas estão disponíveis para visualização na plataforma de streaming OPTO.