Estávamos em 1994 e Tom Cruise e Brad Pitt juntavam-se no mesmo filme para dar vida a dois vampiros. Saltamos para 2022 e essas mesmas personagens são recuperadas, desta vez com a interpretação de Sam Reid e Jacob Anderson e com uma nova plataforma em mente: a televisão. Falamos de “Interview with the Vampire”, que, dois anos após a sua estreia nos Estados Unidos da América, chega agora a Portugal pela mão do AMC.
Hoje, 22 de Abril, a primeira temporada de “Interview with the Vampire” começa a ser transmitida no AMC e temos boas notícias para quem muito esperava por esta novidade: a série tem já uma segunda temporada confirmada.
Para quem não viu o filme (já com 30 anos, socorro), revelamos um pouco da história: um vampiro chamado Louis de Pointe du Lac (Jacob Anderson) decide relatar a sua vida de mais de 200 anos enquanto vampiro a um repórter. É nesta entrevista – que dá nome à série – que ficamos a saber que na origem da sua transformação está Lestat de Lioncourt (Sam Reid), um vampiro com o compasso moral… avariado.
No entanto, há uma diferença importante entre o filme e a série: é que a série acontece no mundo actual, anos depois de a entrevista do filme já ter acontecido. Se não quiseres qualquer tipo de spoiler, é melhor parares por aqui.
O TV Contraluz espreitou os primeiros episódios deste exclusivo AMC em Portugal e logo nos primeiros minutos é-nos revelado que Louis volta a entrar em contacto com o repórter. Quer contar a sua história de novo e terminar o que nunca chegou a ser concluído.
Precisamente 49 anos depois, Louis e o jornalista Daniel Molloy voltam a sentar-se frente a frente e a tensão sente-se no ar. Com algumas alusões à pandemia de Covid-19 pelo meio (olá, século XXI), a conversa vai-se desenrolando e o tom não é o mais agradável. As memórias da primeira entrevista fazem com que Daniel esteja de pé atrás – e não é para menos, já que na última vez em que esteve na mesma sala que Louis acabou por ser atacado. E as marcas que ainda tem no corpo comprovam-no.
Mas, então, porquê tentar de novo? Do lado do jornalista, a curiosidade, claro. Do lado do vampiro, o facto de o mundo e ele próprio terem mudado: «Verdade e reconciliação», é isso que Louis procura.
No que toca a histórias com vampiros, esta talvez seja um pouco diferente daquelas que se foram tornando populares ao longo dos anos. Em primeiro lugar, porque temos dois homens e uma adolescente como personagens principais, em vez de um clássico triângulo amoroso; depois, porque o tema da escravatura e das desigualdades sociais também é abordado e tem um espaço importante na trama; por fim, não existem grandes famílias nem guerras de “gangs”.
“Interview with the Vampire” é uma série original AMC e tem por base o livro homónimo de Anne Rice, que também inspirou o filme dos anos 90. No elenco constam também nomes como Bailey Bass e Eric Bogosian.
Vê aqui o trailer: