É quase impossível abrir o Instagram ou o TikTok e não ser confrontado com imagens de “Bridgerton”. Podem ser trechos de episódios ou entrevistas com os actores, mas a série da Netflix dificilmente nos abandona. E pior: o mais provável é ficarmos com alguma música na cabeça, já que a banda sonora de “Bridgerton” está repleta de sucessos como “I Will Always Love You”, “Wrecking Ball”, ou “Thank u, next”.
Vai daí… pensámos: que outros temas ficariam bem como pano de fundo para os dramas e aventuras de personagens como Penelope Featherington e Colin Bridgerton? Para nos ajudar a dar resposta a esta pergunta, pedimos ajuda ao ChatGPT. E, para reduzir um pouco o oceano de possibilidades, demos-lhe como ponto de partida o cartaz de um festival de Verão.
Olhando para o alinhamento do Rock in Rio Lisboa 2024 (edição de celebração dos 20 anos do festival em Portugal), quais os artistas que ficariam bem na banda sonora de “Bridgerton”?
A resposta foi bem mais completa do que estaríamos à espera. Segundo o ChatGPT, para criar uma banda sonora para esta série a partir dos artistas confirmados no Rock in Rio Lisboa 2024, o primeiro passo é considerar as músicas que melhor se alinham com a estética e o clima romântico de “Bridgerton”.
Eis as sugestões do ChatGPT:
- Ed Sheeran – Músicas como “Perfect” ou “Thinking Out Loud” encaixam perfeitamente devido às suas letras românticas e melodia suave, que combinam bem com cenas de dança e momentos íntimos da série.
- Camila Cabello – “Consequences” é uma boa escolha, pois tem uma melodia emotiva e uma letra introspectiva que poderiam complementar as cenas dramáticas de “Bridgerton”.
- Calum Scott – “You Are The Reason” é uma balada poderosa que funcionaria bem em cenas emocionais, adicionando profundidade aos momentos mais intensos da série.
- Doja Cat – Embora conhecida por suas músicas de pop-rap, versões instrumentais de canções como “Streets” ou “Say So” poderiam ser adaptadas para cenas mais modernas ou festivas, trazendo um toque de contemporaneidade à trilha sonora.
- Ne-Yo – “Mad” ou “Miss Independent” em versões instrumentais poderiam dar um toque sofisticado e moderno, alinhando-se com a atmosfera elegante de “Bridgerton”.
- Luísa Sonza – Músicas como “Penhasco” têm uma forte carga emocional e poderiam complementar cenas de tensão ou desgosto amoroso.
- Scorpions – Uma versão orquestral de “Wind of Change” poderia ser uma adição épica, trazendo uma sensação de mudança e transformação, temas comuns em “Bridgerton”.
O ChatGPT acrescenta ainda que estas músicas não só encaixariam bem com o clima romântico e dramático da série, como também adicionariam uma camada moderna e contemporânea à banda sonora, reflectindo a fusão de elementos clássicos e modernos que “Bridgerton” já utiliza nos seus episódios.
Estranhámos, porém, nenhuma das sugestões ser de um dos principais nomes do cartaz: os Jonas Brothers. Por isso perguntámos especificamente por eles, querendo saber se uma banda que cresceu na televisão poderia ser também banda sonora de outra produção do pequeno ecrã. A resposta? Um efusivo “claro!”, seguido de uma lista de cinco canções que poderiam, no entender do ChatGPT, fazer parte de “Bridgerton”, nomeadamente: “Lovebug”, “When You Look Me in the Eyes”, “Sucker”, “Hesitate” e “What a Man Gotta Do”.
Segundo o nosso amigo alimentado a inteligência artificial, estas músicas dos Jonas Brothers complementariam a estética da série com o seu toque romântico e emocional e ainda trariam uma energia moderna e refrescante.
Por fim, quisemos saber se não haveria por entre os artistas portugueses confirmados no Rock in Rio Lisboa 2024 alguém que combinasse com “Bridgerton”. E é aqui que o ChatGPT começa a patinar, confundindo a nacionalidade portuguesa com a língua portuguesa. Ou seja, só nos deu sugestões de artistas brasileiros – que cantam, efectivamente, em português -, como Luísa Sonza e Jão. Mas nós gostávamos mesmo de saber em relação a cantores e bandas nacionais…
Depois de um processo de tentativa e erro (estava difícil acertar nos artistas portugueses que vão estar este ano no festival), lá conseguimos arrancar duas sugestões:
- Carolina Deslandes – “A Vida Toda”, uma balada romântica que encaixaria perfeitamente em cenas de romance ou desenvolvimento de relacionamentos.
- Xutos & Pontapés – “Contentores”, pois embora sejam conhecidos pelo rock, esta música mais melódica pode ser usada em cenas de tensão ou reflexão. Pronto, ChatGPT, vai descansar. Obrigada pelo esforço!