E se a banda sonora de “Bridgerton” fosse feita com artistas do Rock in Rio Lisboa 2024? Perguntámos ao ChatGPT

Quisemos saber, por exemplo, se não haveria por entre os artistas portugueses confirmados alguém que combinasse com "Bridgerton".

  • Post author:Avatar photoFilipa Almeida
  • Reading time:5 mins leitura
You are currently viewing E se a banda sonora de “Bridgerton” fosse feita com artistas do Rock in Rio Lisboa 2024? Perguntámos ao ChatGPT
''Bridgerton'' | Netflix

É quase impossível abrir o Instagram ou o TikTok e não ser confrontado com imagens de “Bridgerton”. Podem ser trechos de episódios ou entrevistas com os actores, mas a série da Netflix dificilmente nos abandona. E pior: o mais provável é ficarmos com alguma música na cabeça, já que a banda sonora de “Bridgerton” está repleta de sucessos como “I Will Always Love You”, “Wrecking Ball”, ou “Thank u, next”.

Vai daí… pensámos: que outros temas ficariam bem como pano de fundo para os dramas e aventuras de personagens como Penelope Featherington e Colin Bridgerton? Para nos ajudar a dar resposta a esta pergunta, pedimos ajuda ao ChatGPT. E, para reduzir um pouco o oceano de possibilidades, demos-lhe como ponto de partida o cartaz de um festival de Verão.

Olhando para o alinhamento do Rock in Rio Lisboa 2024 (edição de celebração dos 20 anos do festival em Portugal), quais os artistas que ficariam bem na banda sonora de “Bridgerton”?

A resposta foi bem mais completa do que estaríamos à espera. Segundo o ChatGPT, para criar uma banda sonora para esta série a partir dos artistas confirmados no Rock in Rio Lisboa 2024, o primeiro passo é considerar as músicas que melhor se alinham com a estética e o clima romântico de “Bridgerton”.

Eis as sugestões do ChatGPT:

  • Ed Sheeran – Músicas como “Perfect” ou “Thinking Out Loud” encaixam perfeitamente devido às suas letras românticas e melodia suave, que combinam bem com cenas de dança e momentos íntimos da série.
  • Camila Cabello – “Consequences” é uma boa escolha, pois tem uma melodia emotiva e uma letra introspectiva que poderiam complementar as cenas dramáticas de “Bridgerton”.
  • Calum Scott – “You Are The Reason” é uma balada poderosa que funcionaria bem em cenas emocionais, adicionando profundidade aos momentos mais intensos da série.
  • Doja Cat – Embora conhecida por suas músicas de pop-rap, versões instrumentais de canções como “Streets” ou “Say So” poderiam ser adaptadas para cenas mais modernas ou festivas, trazendo um toque de contemporaneidade à trilha sonora.
  • Ne-Yo – “Mad” ou “Miss Independent” em versões instrumentais poderiam dar um toque sofisticado e moderno, alinhando-se com a atmosfera elegante de “Bridgerton”.
  • Luísa Sonza – Músicas como “Penhasco” têm uma forte carga emocional e poderiam complementar cenas de tensão ou desgosto amoroso.
  • Scorpions – Uma versão orquestral de “Wind of Change” poderia ser uma adição épica, trazendo uma sensação de mudança e transformação, temas comuns em “Bridgerton”.

O ChatGPT acrescenta ainda que estas músicas não só encaixariam bem com o clima romântico e dramático da série, como também adicionariam uma camada moderna e contemporânea à banda sonora, reflectindo a fusão de elementos clássicos e modernos que “Bridgerton” já utiliza nos seus episódios.

Estranhámos, porém, nenhuma das sugestões ser de um dos principais nomes do cartaz: os Jonas Brothers. Por isso perguntámos especificamente por eles, querendo saber se uma banda que cresceu na televisão poderia ser também banda sonora de outra produção do pequeno ecrã. A resposta? Um efusivo “claro!”, seguido de uma lista de cinco canções que poderiam, no entender do ChatGPT, fazer parte de “Bridgerton”, nomeadamente: “Lovebug”, “When You Look Me in the Eyes”, “Sucker”, “Hesitate” e “What a Man Gotta Do”.

Segundo o nosso amigo alimentado a inteligência artificial, estas músicas dos Jonas Brothers complementariam a estética da série com o seu toque romântico e emocional e ainda trariam uma energia moderna e refrescante.

Por fim, quisemos saber se não haveria por entre os artistas portugueses confirmados no Rock in Rio Lisboa 2024 alguém que combinasse com “Bridgerton”. E é aqui que o ChatGPT começa a patinar, confundindo a nacionalidade portuguesa com a língua portuguesa. Ou seja, só nos deu sugestões de artistas brasileiros – que cantam, efectivamente, em português -, como Luísa Sonza e Jão. Mas nós gostávamos mesmo de saber em relação a cantores e bandas nacionais…

Depois de um processo de tentativa e erro (estava difícil acertar nos artistas portugueses que vão estar este ano no festival), lá conseguimos arrancar duas sugestões:

  • Carolina Deslandes – “A Vida Toda”, uma balada romântica que encaixaria perfeitamente em cenas de romance ou desenvolvimento de relacionamentos.
  • Xutos & Pontapés – “Contentores”, pois embora sejam conhecidos pelo rock, esta música mais melódica pode ser usada em cenas de tensão ou reflexão. Pronto, ChatGPT, vai descansar. Obrigada pelo esforço!