Tens ideias para uma série? RTP Lab abre candidaturas para novos projectos

Já em Abril deste ano, a RTP tinha lançado uma iniciativa semelhante. Agora é dada a vez a novos desafios, pela mão do RTP LAB.

  • Post author:Avatar photoFilipa Almeida
  • Reading time:3 mins leitura
You are currently viewing Tens ideias para uma série? RTP Lab abre candidaturas para novos projectos
RTP LAB

Está oficialmente no ar a Consulta de Conteúdos Multimédia 2024 do RTP LAB. Até 26 de Setembro, todos os interessados em submeter as suas ideias ao escrutínio do laboratório criativo e experimental da estação pública deverão submeter as respectivas candidaturas no site da RTP.

Segundo é revelado em comunicado, esta consulta é desenvolvida pela Direcção de Conteúdos para Público Jovem Linear e Digital da RTP e abrange diferentes géneros narrativos: ficção e documental, mas também animação e infotainment.

O importante é que os projectos apresentado “prevejam a interacção entre o espectador/ouvinte/uitlizador e o conteúdo”, seja através da intervenção directa no desenrolar da história (por exemplo, poderem determinarem o rumo das personagens), ou da possibilidade de escolher im ponto de vista, por exemplo.

Na candidatura devem constar o nome do projecto e do autor, o tipo de entidade (se se trata de um produtor independente ou de uma instituição de ensino superior, por exemplo), uma sinopse com até 300 caracteres e, ainda, documentos como guiões, planos de trabalho/calendário e orçamento previsto.

No regulamento da Consulta de Conteúdos Multimédia 2024, a RTP esclarece que podem participar pessoas singulares maiores de 18 anos e pessoas colectivas que reúnam os seguintes requisitos:

– Produtores independentes, na acecção do disposto na alínea q) do nº 1 do art.º 2 da Lei n.º 55/2012, de 6 de Setembro;

– Empresas de media;

– Agências de design, multimédia e jogos;

– Universidades, Institutos Politécnicos e outros estabelecimentos de ensino e formação.

Após a análise dos projectos apresentados, a RTP fará uma pré-selecção de projectos e os escolhidos serão convocados até final do mês de Novembro para uma sessão de pitching/apresentação (presencial ou por videoconferência).

Terminada esta fase, os projectos seleccionados “poderão vir a ser escolhidos para integrarem o portefólio da programação, o que, a verificar-se, dará início a procedimentos negociais com os interessados”, lê-se no mesmo regulamento.

Já em Abril deste ano, a RTP tinha lançado uma iniciativa semelhante. Na altura, o objectivo era descobrir novas séries de ficção, telefilmes, séries documentais, documentários, séries de animação e magazines. As candidaturas encerraram a 30 de Maio.