Poderá o universo de “Game of Thrones” chegar aos cinemas? A ideia já esteve mais longe, visto que surgem novos rumores de uma possível produção cinematográfica da Warner Bros. a decorrer no mundo de Westeros.
A imprensa norte-americana avança com a notícia de que estará na fase inicial de desenvolvimento o primeiro filme ambientado no cenário fantástico criado por George R.R. Martin. Contudo, as informações ficam-se por aqui, uma vez que parece ainda não haver sequer argumentista, realizador ou sinopse, e muito menos elenco.
Não é a primeira vez que se fala no grande ecrã no que toca a “Game of Thrones”, porém. David Benioff e Dan Weiss, showrunners da série, queriam produzir três filmes, ao invés de uma temporada final, mas a ideia foi recusada pela HBO, que não queria misturar meios de exibição dos seus produtos.
Contudo, a realidade agora é outra. Desde 2019, a direcção da empresa já mudou diversas vezes e a forma como se olha para a dicotomia cinema vs. televisão também. Existe actualmente uma maior vontade em transpor produtos televisivos para o grande ecrã e vice-versa, como é exemplo o franchise “Dune”, a recente estreia “The Penguin”, do universo Batman, “The Rings of Power” e a nova adaptação da saga “Harry Potter” no formato série.
A confirmar-se, este filme junta-se a um leque de possíveis spin-offs que surgem na sequência do fim de uma das séries mais aclamadas de sempre, que arrecadou um total de 59 Emmys ao longo das oito temporadas emitidas, desde 2010 a 2019.
“Game of Thrones”: um mundo sempre em expansão
Três anos depois do fim da série-mãe, chegou aos pequenos ecrãs o primeiro spin-off “House of the Dragon”. Já com duas temporadas disponíveis, a série que retrata a guerra civil Targaryen terá direito a mais duas para conseguir contar toda a história que George R.R. Martin idealizou com os livros “Fire and Blood” (embora ainda apenas um volume, de um total de dois, tenha sido publicado).
Já muito se previu sobre outras possíveis apostas deste universo e a próxima que garantidamente verá a luz do dia é “A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight”, baseada nos livros “Dunk and Egg”. Acompanha dois improváveis heróis que vagueiam por Westeros – Ser Duncan the Tall, um jovem ingénuo, mas corajoso cavaleiro, e o seu pequeno escudeiro, Egg. A estreia está prevista para 2025.
Outra produção muito falada e também muito aguardada pelos fãs era a quase dada como certa sequela focada em Jon Snow. Porém, após anos de avanços e recuos, foi colocada uma pausa sólida nesta produção, sendo pouco provável que avance, pelo menos num futuro próximo.
Outras ideias têm ainda surgido para dar continuidade ao mundo épico de Martin, mas a concretização parece mais difícil do que seria expectável.