“O Americano”, a nova série da RTP que promete um faroeste à la tuga todas as segundas-feiras

Protagonizada por João Estima, esta aposta do canal público português – a última do ano – promete trazer ao pequeno ecrã muita acção, violência e, ao mesmo tempo, a «poesia daqueles que decidiram viver fora da lei».

  • Post author:Beatriz Caetano
  • Reading time:5 mins leitura
You are currently viewing “O Americano”, a nova série da RTP que promete um faroeste à la tuga todas as segundas-feiras
João Estima no papel de Faustino Cavaco em "O Americano" | RTP

Portugal. Anos 80. Assaltos. Uma história inspirada em acontecimentos reais. É assim que melhor podemos introduzir a mais recente estreia portuguesa da RTP, “O Americano”, que vai recontar de forma ficcionada a marca deixada por Faustino Cavaco num país em ruptura.

Protagonizada por João Estima, esta aposta do canal público português – a última do ano – promete trazer ao pequeno ecrã muita acção, violência e, ao mesmo tempo, a «poesia daqueles que decidiram viver fora da lei». Quem o afirma é Ivo Canelas, que dá vida ao “Doutor”, o cabecilha do grupo. «Esta ideia d’’O Americano’ assenta muito numa personagem que se reconhece nos heróis americanos e que, à escala portuguesa, é quase trágico, quase patético.»

Afinal de contas, Faustino mais não é do que um jovem do Algarve rural que sonha ser alguém na vida, ir além do que os seus antepassados foram capazes. Se o consegue? Talvez, mas não de forma subtil.

Quem é “o Americano”?

“O Americano” conta com «partes copiadas à letra da auto-biografia de Faustino Cavaco, ‘Vida e Mortes de Faustino Cavaco’», e outras imaginadas pelo realizador Ivo M. Ferreira (“Sul”, “Matilha“), pelos criativos deste projecto e também pelo actor que dá vida à personagem principal. João Estima diz ao TV Contraluz que esta é «uma obra ficcional» na qual trabalharam para que «houvesse muita verdade».

Como tal, o próprio Faustino Cavaco assistiu às gravações e passou uma tarde com o elenco e a produção. Deste encontro, João Estima revela que guardou «o seu humor, o léxico, a postura e a sensatez com que abordava os assuntos», traços de personalidade já presentes no guião assinado por Ivo M. Ferreira, Bruno Vieira Amaral e Hélder Beja. «A personagem foi pensada mais através de ideias e menos através de maneirismos.»

Em estreia hoje, na RTP1, pelas 21h, “O Americano” promete transparecer um Portugal com poucas oportunidades ou nenhumas, onde existem os sonhos que a cultura americana tanto proporciona, levando um simples carpinteiro que quer alcançar mais e melhor, a tentar libertar-se da sua ruralidade inerente e do «aborrecimento de alguém que quer prosperar, mas que encontra obstáculos», descreve João Estima.

Também disponível na RTP Play, esta série junta-se à senda da Rádio e Televisão de Portugal de proporcionar ao espectador nacional conteúdo diversificado, que tem o objectivo de não ficar preso apenas ao território português e vingar também além-fronteiras.  

O elenco conta ainda com Jani Zhao, Adriano Carvalho, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Isac Graça, João Pedro Mamede, Pedro Carraca e Vera Moura e com as participações especiais de Ana Bustorff, José Neto, Rui Morisson e Zeca Medeiros.